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Adesão das acadêmicas de enfermagem à prevenção do câncer ginecológico.pdf211.16 kBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorBeghini, Alessandra Bonato-
dc.creatorSalimena, Anna Maria de Oliveira-
dc.creatorMelo, Maria Carmen Simões Cardoso de-
dc.creatorSouza, Ívis Emília de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-02-15T10:15:11Z-
dc.date.available2019-02-13-
dc.date.available2019-02-15T10:15:11Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage637pt_BR
dc.citation.epage644pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000400012pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9006-
dc.description.abstractThis qualitative study was developed and sought to investigate the day-to-day of Undergraduate Nursing students of the Federal University of Juiz de Fora, Brazil, and their adhesion to avoid cervix-uterine and breast cancer. The data was collected through open interviews with 41 seventh and eighth semester students during the second semester of 2005. The analysis of their answers pointed out three categories: knowledge, attitude and practice; the dichotomy between knowledge and incorrect action; and the dichotomy between knowledge and non-action. It became clear that the Ministry of Health's orientation about this self-care is correctly implemented by some students, but not by others. The knowledge acquired through taking classes was observed to not impose upon the students an adherence in care practice for their own prevention. This subject proved itself to be very ample, with many possibilities for reflection and further questions.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo de natureza qualitativa, objetivou investigar no cotidiano das discentes do Curso de Graduação em Enfermagem, a adesão à prevenção do câncer cérvico-uterino e de mama. A obtenção dos dados se deu através de entrevista aberta a 41 acadêmicas de sétimo e oitavo períodos no segundo semestre de 2005. A análise de suas falas, apontou três categorias: conhecimento, atitude e prática; a dicotomia entre o saber e o fazer incorretamente; a dicotomia entre o saber e o não fazer. Revelou-se que a preconização do Ministério da Saúde quanto a este autocuidado é implementada corretamente por algumas das participantes, porém não o é por outras. Observou-se que o conhecimento adquirido no decurso das disciplinas não impõe nas acadêmicas a aderência de na prática, cuidar da própria prevenção. O tema mostrou-se bastante amplo e passível de reflexões, apresentando subsídios para novos questionamentos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofTexto & Contexto - Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSaúde da mulherpt_BR
dc.subjectPrevenção de câncer de mamapt_BR
dc.subjectPrevenção de câncer de colo uterinopt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectWomen's healthpt_BR
dc.subjectBreast cancer preventionpt_BR
dc.subjectCervix neoplasms preventionpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleAdesão das acadêmicas de enfermagem à prevenção do câncer ginecológico: da teoria à práticapt_BR
dc.title.alternativeNursing students' adhesion to gynaecological cancer: from theory to practicept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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