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dc.creatorLeopoldo, Maria Lucia de Araújo-
dc.creatorBastos, Marisa Antonini-
dc.date.accessioned2019-02-15T09:58:26Z-
dc.date.available2019-02-13-
dc.date.available2019-02-15T09:58:26Z-
dc.date.issued2006-12-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage592pt_BR
dc.citation.epage593pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452006000300033pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9004-
dc.description.abstractThis work was aimed at understanding the situation experienced by the mothers who take their children to be vaccinated. By regarding them as a cultural group which shares the same experience, we attempted to describe their knowledge and feelings as wellas their values, beliefs and the meaning1 they attribute to their children`s vaccination. In order to better understand this whole networ of meanings, we used the theoretical methodological technique of ethnographyand, of Spradly2 as a data collecting method, the participant observation, the analysis of documents and the ethnographic interviews with the informants the mothers of the children vaccinated at the Child and Youth Institute in Juiz de Fora, Minas Gerais Brasil. Based on the data collected, a theme coined "necessary suffering" came up as being the most significant one in the mother`s view, becoming the core of the study. A better understanding of the situation experienced by the mothers with regard to their children`s3 vaccination allowed us a more holistic care, offering the mothers more safety in making up their minds on this issue.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi compreender a experiência vivenciada pelas mães ao levarem seus filhos para serem vacinados. Ao considerá-las como um grupo cultural que compartilha dessa experiência, buscamos descrever seus conhecimentos e sentimentos, assim como valores, crenças e significados1 atribuídos por elas à vacinação de seus filhos. A fim de compreendermos esse universo de significados, utilizamos a estratégia teórico-metodológica da etnografia de Spradley2 e, como método de coleta de dados, a observação da participante, a análise documental e as entrevistas etnográficas com as informantes, mãe das crianças vacinadas no Instituto da Criança e do Adolescente em Juiz de Fora, Minas Gerais - Brasil. A partir da análise dos dados obtidos, emergiu o tema "um sofrer necessário" como o mais significativo na ótica das mães, tornando-se o tema central do estudo. A melhor compreensão da experiência vivenciada pelas mães na vacinação dos filhos3 possibilitou-nos um cuidar mais holístico, oferecendo maior segurança às mães na tomada de decisão na vacinação dos filhos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEscola Anna Nerypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVacinaçãopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectSaúde da Criançapt_BR
dc.subjectMãespt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectVaccinationpt_BR
dc.subjectAnthropology culturalpt_BR
dc.subjectChild healthpt_BR
dc.subjectMotherspt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleUm sofrer necessário: estudo etnográfico sobre o significado da vacinação de crianças na ótica das mãespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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