https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8997
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alfabetização e consciência metalingüística.pdf | 81.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mota, Márcia Maria Elia Peruzzi da | - |
dc.creator | Castro, Nelimar Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T09:51:58Z | - |
dc.date.available | 2019-02-13 | - |
dc.date.available | 2019-02-15T09:51:58Z | - |
dc.date.issued | 2007-04 | - |
dc.citation.volume | 24 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 169 | pt_BR |
dc.citation.epage | 179 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2007000200004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8997 | - |
dc.description.abstract | This study was designed to investigate the role of literacy in metalinguistic development. Twenty-five adults (5 illiterate, 7 in an intermediate level of literacy and 13 in a advanced level) participated in this study. The adults were tested in several syntactic and phonological awareness tasks. Results of non-parametric Analysis of Variance showed that illiterate adults had overall worse performance than the literate ones. There was little difference between the literate groups. The results suggest that literacy have an effect in metalinguistic awareness development. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo - com vinte e cinco adultos (5 não alfabetizados, 7 com nível de leitura intermediário e 13 com nível de leitura mais avançado) - foi delineado para investigar o papel da alfabetização no desenvolvimento da consciência metalingüística. Os adultos realizaram várias tarefas de consciência sintática e fonológica. Os resultados das análises de variância não paramétricas realizadas mostraram que os adultos não alfabetizados tiveram performances inferiores, em geral, a dos alfabetizados. No entanto pouca diferença foi encontrada entre os grupos de leitores. Os resultados sugerem que a alfabetização tem um efeito no desenvolvimento metalingüístico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Estudos de Psicologia (Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Consciência sintática | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento metalingüístico | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Syntactic awareness | pt_BR |
dc.subject | Metalinguistic development | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e consciência metalingüística: um estudo com adultos não alfabetizados | pt_BR |
dc.title.alternative | Literacy and metalinguistic development: a study with illiterate adults | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.