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A constituição dos modos de perceber a loucura por alunos.pdf111.6 kBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorCavalheri, Silvana Chorratt-
dc.creatorMerighi, Míriam A. Barbosa-
dc.creatorJesus, Maria Cristina Pinto de-
dc.date.accessioned2019-02-13T14:50:41Z-
dc.date.available2019-02-12-
dc.date.available2019-02-13T14:50:41Z-
dc.date.issued2007-01-
dc.citation.volume60pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage9pt_BR
dc.citation.epage14pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000100002pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8969-
dc.description.abstractQualitative study with the approach of the Social Phenomenology that had as objective to know graduation students and egresses of a Nursing School percieve mental patient and, to understand how the education of psychiatric nursing reflects in this process. The "living student-type" perceives the mental patient as a different person, violent, without control, who loses the reason, without abilities and conditions of living socially, who awakes conflicting emotions as fear, prejudice and compassion. The egresses have mental patients as a person who needs help, because the lack of knowledge, psychic and emotional resources of the professionals, the relatives and the society favors the segregation and the exclusion. Thus, the education needs the practice subsidized theoretically by the axes that support the principles of the Psychiatric Reformation.pt_BR
dc.description.resumoEstudo qualitativo com enfoque na Fenomenologia Social que teve como objetivo conhecer a percepção dos alunos de graduação e egressos de uma Escola de Enfermagem sobre o doente mental e, compreender de que forma o ensino de enfermagem psiquiátrica repercute nesse processo. O "tipo vivido aluno" percebe o doente mental como uma pessoa diferente, violenta, sem controle, que perde a razão, sem habilidades e condições de viver socialmente, que desperta emoções conflitantes como medo, preconceito e compaixão. O egresso o concebe como uma pessoa que precisa de ajuda, pois a falta de conhecimentos, de recursos psíquicos e emocionais dos profissionais, das famílias e da sociedade favorece a segregação e a exclusão. Assim, o ensino, necessita da prática subsidiada teoricamente pelos eixos que sustentam os princípios da Reforma Psiquiátrica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagem psiquiátricapt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectPsiquiatriapt_BR
dc.subjectPsychiatric nursingpt_BR
dc.subjectEducation, nursingpt_BR
dc.subjectPsychiatrypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleA constituição dos modos de perceber a loucura por alunos e egressos do Curso de Graduação em Enfermagem: um estudo com o enfoque da Fenomenologia Socialpt_BR
dc.title.alternativeThe constitution of the ways students and egresses of a Nursing Course percieve madness: a study with the approach of Social Phenomenologypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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