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Literatura infantil, teoria da mente e processamento de informação social.pdf175.09 kBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorRodrigues, Marisa Cosenza-
dc.creatorOliveira, Paula Almeida de-
dc.creatorRubac, Jacqueline Silva-
dc.creatorTavares, Aline Lima-
dc.date.accessioned2019-02-13T14:31:40Z-
dc.date.available2019-02-11-
dc.date.available2019-02-13T14:31:40Z-
dc.date.issued2007-01-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage77pt_BR
dc.citation.epage88pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000100008pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8951-
dc.description.abstractThis research aimed to identify the occurrence of words/utterances that denotes mental states and also to analyze a sample of a 100 children's storybooks directed to pre-school children aged from 4 to 6 years based on social information processing approach. The books were codified according to three views of analysis: words/utterances in the text, pictures e presence of irony or false beliefs in the narrative. The analysis of mental words was submitted to judgment of two judges and later to the Spearman Coefficient test. In relation to the Social Information Processing approach the book sample was analyzed considering the occurrence of 6 components of an American program for the reduction of aggressive behavior through children´s storybooks. The results point out the viability of using national storybooks as a resource to promote social cognitive development and prevent aggressive and anti-social behavior in educational settings.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou identificar a ocorrência de termos/expressões que denotam estados mentais e analisar uma amostra de 100 livros de histórias infantis nacionais dirigidas a pré-escolares de 4 a 6 anos com foco no processamento de informação social. Os livros foram codificados a partir de três eixos de análise: via palavras e expressões no texto, via figuras; e presença de ironia e crença falsa na narrativa. A análise dos termos mentais foi submetida ao julgamento de dois juízes e, posteriormente, ao teste de coeficiente de Spearman. Quanto ao processamento de informação social, a amostra de livros foi analisada considerando a ocorrência dos seis componentes de um programa estadunidense de redução do comportamento agressivo por meio de histórias infantis. Os resultados apontam a viabilidade da utilização dos livros infantis nacionais como recurso para promover o desenvolvimento sociocognitivo e prevenir comportamentos agressivos e anti-sociais no contexto educativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sociocognitivopt_BR
dc.subjectHistórias infantispt_BR
dc.subjectPsicologia escolar/educacionalpt_BR
dc.subjectSocial cognitive developmentpt_BR
dc.subjectChildren's storybookspt_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleLiteratura infantil, teoria da mente e processamento de informação socialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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