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dc.contributor.advisor1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Euler David de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Lima Júnior, José Humberto Viana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727388E9pt_BR
dc.creatorPeres, Warleson-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4866148Z6pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T14:29:10Z-
dc.date.available2016-02-29-
dc.date.available2016-03-03T14:29:10Z-
dc.date.issued2013-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/894-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to investigate the current characteristics of the supervised curricular internship, as well as the impacts which occurred at the Federal University of Juiz de Fora, after the enactment of the law number 11.788 of September 25th, 2008. Such law brought several new guidelines to the management of supervised curricular internships, both to the teaching institutions and to the grantor organizations. Thus, we aim to study which is the best conception of internship, which may adapt itself to the reality of the courses selected to the study, which were the structures and documents implemented to address the current legislation, as well as to diagnose which are obstacles that stand in the way of operationalizing the supervised internship within the institution. From the diagnosis we propose actions to systematize the supervised internship at UFJF. Four courses were selected: Civil Engineering, Liberal Arts, Pedagogy and Nursing, through which the case study will be analyzed. Such choice was made based on the necessity of encompassing one course of each of the major areas of knowledge, that is, Exact Sciences, Human Sciences and Biological Sciences. The Pedagogy course was chosen since the School of Education manages all the internships to the teachers in training and possesses a structure articulated with the other academic units. Therefore, our goal is to ascertain how these courses were structured to address the specificities of their formation and how the accountability and supervision oversight is distributed, articulating the dichotomy: the ideal and the real supervised internship. The study is of qualitative nature and is a case study that initially utilizes a theoretical review, documental analysis, observations by the researcher, as well as semi-structured interviews with those who contributed to elucidating the topic: course coordinators, internship coordinators, managers and supervising professors of internship disciplines.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o propósito de investigar as atuais configurações do estágio curricular supervisionado, bem como os impactos ocorridos na Universidade Federal de Juiz de Fora, após a promulgação da Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Essa lei trouxe novas diretrizes para a gestão dos estágios curriculares supervisionados, tanto para as instituições de ensino quanto para as organizações concedentes. Desse modo, almeja-se estudar qual a melhor concepção de estágio que se adapta à realidade dos cursos selecionados para o estudo, quais foram as estruturas e documentos implementados para atender à atual legislação, bem como diagnosticar quais são os obstáculos que dificultam a operacionalização do estágio supervisionado dento da instituição. A partir do diagnóstico encontrado são propostas ações para sistematização do estágio supervisionado na UFJF. Foram selecionados quatro cursos: Engenharia Civil, Letras, Pedagogia e Enfermagem, por meio dos quais o caso de gestão será analisado. A escolha desses cursos foi pautada pela necessidade de conhecer um curso de cada área de formação, a saber, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Saúde. O curso de Pedagogia foi escolhido uma vez que a Faculdade de Educação gerencia todos os estágios das licenciaturas da instituição e possui uma estrutura de funcionamento articulada com as demais unidades acadêmicas. Desse modo, a intenção é averiguar como esses cursos estruturaram-se para atender às especificidades de suas modalidades de formação e como está distribuída a responsabilização e controle da supervisão e orientação dos alunos, articulando a dicotomia: o estágio supervisionado ideal e o real. O trabalho é de cunho qualitativo e estudo de caso que utiliza, inicialmente, uma revisão de conteúdos teóricos, análise documental, observações do pesquisador, bem como entrevistas com roteiro semiestruturado com sujeitos que contribuíram com a elucidação da pesquisa: coordenadores de cursos, coordenadores de estágio, gestores e professores orientadores das disciplinas de estágio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectGestão universitáriapt_BR
dc.subjectDicotomia: burocrático versus pedagógicopt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectUniversity managementpt_BR
dc.subjectBureaucratic versus pedagogical dichotomypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ideal e o real nos estágios curriculares supervisionados na UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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