Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/892
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rodrigovelosoparkutzcosta.pdf792.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, José Alcides Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770461U6pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Marcio Fagundes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769408U4pt_BR
dc.creatorCosta, Rodrigo Veloso Parkutz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T14:26:49Z-
dc.date.available2016-02-29-
dc.date.available2016-03-03T14:26:49Z-
dc.date.issued2013-06-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/892-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the program of educational assessment in the municipality of Angra dos Reis, called Prova Angra, about goals and obtaining diagnostic municipal public schools. We have seen in recent years a growing number of educational assessment programs on a large scale. Despite the wide publicity that has been given to this issue, especially when disclosure of the results of Prova Brazil / SAEB, we realize that many schools do not meet these assessments still part of the purpose they were created - diagnose and redirect teaching practices. In the city of Angra dos Reis, this perception seems to make some sense. Provided teachers found empirically that little or nothing has been tapped rating applied by the municipal government. This finding takes shape and strength in that we conducted a series of surveys in three public schools and the county office of education. For this research we used as working methods: document analysis, structured interviews and literature. The main bibliographic search was Brooke and Cunha (2011). While we found documents in document analysis Departments of Education of the cities of Angra dos Reis and Belo Horizonte. Already in interviews seek to coordinate the program and evaluates Prova Angra and Avalia BH. We also interviewed principals, teachers and educators of the Education Department of Angra dos Reis. During the research found that the current assessment program Angra dos Reis - Prova Angra - shows some flaws and weaknesses in program design, hindering their application and use in schools as a tool for diagnosis and monitoring of municipal public education.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo fazer uma análise do programa de avaliação educacional do município de Angra dos Reis, denominado Prova Angra, quanto aos objetivos e obtenção de diagnóstico da rede pública municipal de ensino. Temos visto nos últimos anos o crescente número de programas de avaliação educacional em larga escala. Apesar da vasta publicidade que tem sido dada ao tema, principalmente quando da divulgação dos resultados da Prova Brasil/SAEB, percebemos que em muitas escolas essas avaliações ainda não cumprem parte do propósito a que foram criadas – diagnosticar e reorientar as práticas pedagógicas. No município de Angra dos Reis, essa percepção parece fazer algum sentido. Na condição de professores verificamos empiricamente que pouco ou quase nada vem sendo aproveitado das avaliações aplicadas pelo poder público municipal. Esta constatação ganha forma e força na medida em que realizamos uma série de pesquisas em três escolas públicas municipais e na secretaria de educação do município. Para a realização desta pesquisa utilizamos como metodologia de trabalho: análise documental, entrevista estruturada e pesquisa bibliográfica. A principal referência bibliográfica foi a pesquisa de Brooke e Cunha (2011). Enquanto na análise documental verificamos documentos das Secretarias de Educação dos municípios de Angra dos Reis e Belo Horizonte. Já nas entrevistas buscamos a coordenação do programa Prova Angra e do Avalia BH. Entrevistamos também diretores, professores e pedagogos da Secretaria de Educação de Angra dos Reis. No decorrer da pesquisa verificamos que o atual programa de avaliação de Angra dos Reis – Prova Angra – demonstra algumas falhas e fragilidades em seu desenho, comprometendo sua aplicação e utilização nas escolas como ferramenta de diagnóstico e monitoramento da educação pública municipal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectProva Angrapt_BR
dc.subjectEducational Assessmentpt_BR
dc.subjectAssessing large scalept_BR
dc.subjectProva Angrapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRepensando políticas públicas em avaliação educacional no município de Angra dos Reispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.