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dc.contributor.advisor1Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739565J8pt_BR
dc.contributor.referee1Lima Junior, José Humberto Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727388E9pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Gilmar José dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774741J6pt_BR
dc.creatorSouza, Ian Wess de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-02-06T12:48:01Z-
dc.date.available2019-01-31-
dc.date.available2019-02-06T12:48:01Z-
dc.date.issued2017-07-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8910-
dc.description.abstractThis study has as main objective to better understand how the startups of the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, manage their marketing, specifically addressing the compound marketing and marketing services. For this, the case study of three organizations that fit into the startup model in the city, each one with a specific degree of maturity and with different products, although the three present business to business business models. Data collection was carried out through a semi-structured research script with the managers of three city startups, addressing points related to the traditional marketing mix, considering the "new 4P's" as well as internal characteristics of the organization and its management. The results of the interview were categorized by key points, among them: marketing management, management of the 4P's of modern marketing management, and management of the perceived quality of service (QPS) gaps, resulting in specific analyzes of each company in each category. The final result presents the main points observed regarding the marketing management in the organizations interviewed, as well as the identified gaps that present risks to the perceived quality of the service.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta como principal objetivo compreender melhor sobre como as startups da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, gerenciam seu marketing, abordando especificamente o composto de marketing atualizado e marketing de serviços. Para isso, foi realizado o estudo de caso de três organizações que se enquadram no modelo de startup na cidade, cada uma com um grau de maturidade específico e com produtos diferentes, apesar de as três apresentarem modelos de negócios business to business. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro semiestruturado de pesquisa com os gestores de três startups da cidade, abordando pontos relacionados ao mix de marketing tradicional, considerando os “novos 4P’s”, bem como características internas da organização e de sua gestão. Em posse dos resultados da entrevista, os mesmos foram categorizados por pontos chave, entre eles: gestão do marketing, gestão dos 4P’s da moderna administração de marketing e o gerenciamento das lacunas da qualidade percebida dos serviços (QPS), decorrendo análises específicas de cada empresa em cada categoria. O resultado final apresenta os principais pontos observados quanto a gestão de marketing nas organizações entrevistadas, bem como as lacunas identificadas que apresentam riscos para a qualidade percebida do serviço.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStartuppt_BR
dc.subjectMix de marketingpt_BR
dc.subjectQualidade percebida dos serviços(QPS)pt_BR
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectStartuppt_BR
dc.subjectMarketing mixpt_BR
dc.subjectPerceived service quality (PSQ)pt_BR
dc.subjectServices marketingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleEstratégias de marketing e o modelo Servqual: estudo de caso em três startups de Juiz de Forapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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