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dc.contributor.advisor1Silveira , Émerson José Sena da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709229U4pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Emerson Jose Sena da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709229U4pt_BR
dc.contributor.referee2Júnior, Robert Daibert-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760097U7pt_BR
dc.contributor.referee3Menezes, Renata de Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728168Y6pt_BR
dc.creatorNeder, Andiara Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4445856E4pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-03T21:29:46Z-
dc.date.available2015-12-03-
dc.date.available2015-12-03T21:29:46Z-
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/88-
dc.description.abstractThis research aims to demonstrate that the Revelry of Kings, as a Catholic devotional manifestation, comprises inside it both Lusitanian and African influences. It is part of a plastic and phagocytic religion, the Catholicism focused on the saints, called “Santorial” Catholicism, result of the cultural meeting held in Brazil. Although the Revelry be a popular expression of great relevance in the scenario of Zona da Mata at Minas Gerais, especially in Leopoldina, there are few studies that focus on a critical discussion marked out by the influence of African heritage on this popular manifestation. When performing an analysis based on a past marked by the significant presence of blacks, it is noticed mainly in the figure of the clown traits of African heritage as well as the belief in the supernatural and in the power of the yards revealed in the words of the revelers. This research seeks to understand how beliefs, practices, devotions, logical and precepts are articulated in this context, in order to move revelers and devotees the dynamics of reproduction and continuous recreation of the tradition. For this purpose, I analyze three groups from Leopoldina: Revelry of Serra, Revelry of Colodinos, and Revelry of Maú. This research is marked out by the pursuance of producing a knowledge that can contribute to the theoretical-disciplinary enrichment, not limited to only descriptions, but also specifying problematizations concerning to the subject. Thereby, it can be an aid in filling a gap within a deficient literature regarding the study of the expressiveness of the Revelry of Kings in Leopoldina’s city, as a religious and cultural practice of “Santorial” Catholicism permeated by African cultures’ influences. Therefore, in light of these analyses the tradition will be treated as a living element in Leopoldina, constantly changing and reframing, which makes a coherent path with modernity, not in opposition to it.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa demonstrar que a Folia de Reis, enquanto uma manifestação devocional católica, compreende em seu interior influências tanto lusitanas como africanas. Ela faz parte de uma religião plástica e fagocitária, o Catolicismo Santorial, fruto do encontro cultural ocorrido no Brasil. Apesar de a Folia ser uma expressão popular de grande relevância no cenário da Zona da Mata Mineira, de maneira especial em Leopoldina, existem poucos trabalhos que se debruçam sobre uma discussão crítica que se baliza pela influência de heranças africanas sobre essa manifestação popular. Ao realizar uma análise baseada em um passado marcado pela presença expressiva dos negros, percebe-se principalmente na figura do palhaço traços das heranças africanas, assim como a crença no sobrenatural e no poder dos terreiros revelados nas palavras dos foliões. Esta pesquisa busca a compreensão de como se articulam nesse contexto crenças, práticas, devoções, lógicas e preceitos, no sentido de mover foliões e devotos a dinâmica da reprodução e recriação contínua da tradição. Para tal, analiso três grupos leopoldinenses: Folia da Serra, Folia dos Colodinos, e Folia da Maú. Esta pesquisa se baliza pela busca da produção de um conhecimento que possa contribuir para o enriquecimento teórico-disciplinar, não se limitando a apenas descrições, mas também elencando problematizações acerca do tema. Dessa forma, podendo ser um auxílio no preenchimento de uma lacuna no interior de uma literatura deficiente no que tange o estudo da expressividade da Folia de Reis no município de Leopoldina, como uma prática religiosa e cultural do Catolicismo Santorial permeada por influências das culturas africanas. Portanto, à luz dessas análises a tradição será tratada como um elemento vivo em Leopoldina, em constante mutação e resignificação, que trilha um caminho coerente com a modernidade e não em oposição a ela.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFolia de Reispt_BR
dc.subjectCatolicismo Santorialpt_BR
dc.subjectInfluências africanaspt_BR
dc.subjectRevelry of Kingspt_BR
dc.subjectSantorial Catholicismpt_BR
dc.subjectAfrican influencespt_BR
dc.subject.cnpqTeologiapt_BR
dc.titleFolia de Reis em Leopoldina: uma encruzilhada religiosa, artística e culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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