Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/889
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dararaqueldefreitasfolly.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6pt_BR
dc.contributor.referee1Sant'Anna, Vera Lucia de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781647U3pt_BR
dc.contributor.referee2Manfili Fioravante, Keylla Cristiani-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4144646U4pt_BR
dc.creatorFolly, Dara Raquel de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T14:17:12Z-
dc.date.available2016-02-29-
dc.date.available2016-03-03T14:17:12Z-
dc.date.issued2013-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/889-
dc.description.abstractThis work is a case study which relates to Interactional Sociolinguistics researches and analyzes the teacher-student interaction as revealing the movement towards and away from the institutionalized context of the school. Postulating that there is a direct link between teacher-student interaction and learning, a micro-analysis of two lectures recorded on a art project was made in order to answer the following questions: how to characterize the teacher-student interaction in an art class at projeto Café com Pão Arte conFusão, in terms of alignments of participants and framings evoked on this situation, and which linguistic-discursive and contextual elements are relevant in this interaction? We analyzed the social roles, power relations and communicative actions of the teacher are favorable response on the student and those that create barriers to interaction. It was concluded that, in the specific context of recorded classes , the relationship between teacher-student interaction and learning can exist, but it is not the main responsible for the results achieved in this project. The teacher, on herspecific role did not revealed different from the typical patterns as it was expected, but her acting as a playwright makes effectively the interaction with the students and renders suggestive the conjugation between the teaching of language and art.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo de caso que se alinha com as pesquisas da Sociolinguística Interacional e analisa a interação professor-aluno como reveladora dos movimentos de aproximação e afastamento no contexto institucionalizado da escola. Postulando que haja uma ligação direta entre a interação professor-aluno e a aprendizagem, fez-se uma microanálise de duas aulas filmadas num projeto de arte procurando responder às seguintes questões: como se caracteriza a interação professor-aluno em uma aula de arte no Projeto Café com Pão Arte conFusão, em termos dos alinhamentos dos participantes e dos enquadres evocados nessa situação, e que elementos linguístico-discursivos e contextuais são relevantes nessa interação? Foram analisados os papeis sociais, as relações de poder e as ações comunicativas do professor que encontram resposta favorável no aluno e aquelas que criam barreiras à interação. Concluiu-se que, no contexto específico das aulas gravadas, a relação entre a interação professor-aluno e a aprendizagem pode existir, mas não é a principal responsável pelos resultados alcançados no Projeto. A professora, em seu papel específico, não se revelou diferente dos padrões típicos como se esperava; mas sua atuação como dramaturga constroi eficazmente a interação com os alunos e torna sugestiva a conjugação entre o ensino de língua e a arte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectProfessor-alunopt_BR
dc.subjectAula de artept_BR
dc.subjectEnquadres e alinhamentospt_BR
dc.subjectPapeis sociaispt_BR
dc.subjectProteção de facept_BR
dc.subjectContextopt_BR
dc.subjectTeacher-student interactionpt_BR
dc.subjectArt classpt_BR
dc.subjectFramings and alignmentspt_BR
dc.subjectSocial rolespt_BR
dc.subjectFace protectionpt_BR
dc.subjectContextpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleCaracterísticas da interação professor-aluno em aulas de arte no projeto Café com Pão Arte Confusão, de Cataguases: uma análise linguística com foco na interação face a facept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.