Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/887
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josianecristinadacostasilva.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira , Lina Kátia Mesquita de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794A7pt_BR
dc.contributor.referee1Soares Neto, Joaquim José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781187D2pt_BR
dc.contributor.referee2David, Marcus Vinícius-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.creatorSilva, Josiane Cristina da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T14:16:05Z-
dc.date.available2016-02-29-
dc.date.available2016-03-03T14:16:05Z-
dc.date.issued2013-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/887-
dc.description.abstractThis essay aims to analyze the policy and publishing material of Prova Brasil results, in order to improve the strategies and dissemination of them. The argument is that they are not used properly and effectively by education professionals. The research methods used were: document analysis, bibliographical research, semi-structured interviews and questionnaires. The investigation shows the context of the beginning of large-scale assessment programs in Brazil, which started with National Assessment of Basic Education (Saeb). In addition, it describes how this system works, its creation and redevelopment, resulting in Prova Brasil incorporation. The following topics are also covered: the reference test matrix, subjects evaluated, phases of the policy and the areas responsible for its development. It focuses on the analysis of the process and the material used for data dissemination, bringing up information about the model. This analysis was verified by a questionnaire answered by evaluation of education managers from different Brazilian states. The research results show that, although the material appreciation and its dissemination model are mostly positive, some changes must be suggested with the aim of improving and understanding data use. Finally, other changes are suggested for the dissemination of Prova Brasil results (brochures and charts, day “D” creation) and the material itself (explaining video and a magazine), which may contribute to the understanding and use of those elements by education professionals.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa a política e o material de divulgação dos resultados da Prova Brasil, com o objetivo de propor um aprimoramento nas estratégias e no material elaborado para a disseminação desses resultados. A justificativa é que os mecanismos e o material de disseminação de dados da Prova Brasil ainda não são suficientemente compreendidos e utilizados pelos profissionais da educação. Como metodologia de pesquisa, adotaram-se análise documental, pesquisa bibliográfica, entrevistas de roteiro semiestruturado e questionários. A investigação empreendida evidencia, no primeiro momento, o contexto de surgimento das avaliações em larga escala no Brasil, cujo marco inaugural foi a implantação do Saeb. Na sequência, descreve o funcionamento deste sistema, englobando sua criação e sua reformulação, que resultou na incorporação da Prova Brasil. Expõe elementos como as matrizes de referência, as disciplinas avaliadas, as fases da política e as áreas responsáveis por sua execução. O foco é, sobretudo, a análise do processo e do material utilizado para a disseminação dos dados, trazendo à tona informações sobre esse modelo. Esta análise foi validada mediante um questionário respondido por gestores da área de avaliação educacional de alguns estados brasileiros. Os achados da pesquisa demonstraram que, embora a apreciação do material e do modelo de divulgação pelos gestores tenha sido positiva na maioria dos aspectos, algumas mudanças foram sugeridas e podem ser empreendidas com o intuito de uma eficiência maior no entendimento e no uso dos dados. Ao final, são propostas algumas alterações tanto nas estratégias de disseminação dos resultados da Prova Brasil (modificações no livreto e nos cartazes, instituição de um “Dia D”) quanto no material (criação de um vídeo explicativo e de uma revista) as quais poderão contribuir para facilitar a compreensão e a apropriação destes por parte de profissionais da área educacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectDivulgação de resultadospt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectPublishing resultspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a política e o material de divulgação de resultados da Prova Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.