Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8855
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mairaferreirasantana.pdf453.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Umbelino, Tâmara Lis Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4562086Y8pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mattos, Ana Carolina Guedes-
dc.creatorSant’Ana, Maíra Ferreira-
dc.date.accessioned2019-01-28T18:56:25Z-
dc.date.available2019-01-04-
dc.date.available2019-01-28T18:56:25Z-
dc.date.issued2018-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8855-
dc.description.abstractIn the current social context we notice the profusion of the new Information and Communication Technologies (ICTs) and, consequently, of the digital genres, causing changes in social and discursive practices. From this, this research aims to verify if the undergraduate and graduate people in Linguistics course have knowledge about the digital genres and if they feel prepared to work with the ICTs in the classroom, that is, if teachers training courses have prepared these (future) professionals to form citizens able to interact in society. Most of the participants affirmed to have knowledge about the genres, however, much of it claims that the skill was acquired outside the academic training environment, which leads to insecurity if these professionals actually make/use these new technologies in the classroom, as educators, exploring, in fact, their pedagogical potential or in an intuitive and superficial use.pt_BR
dc.description.resumoNo atual contexto social nota-se a profusão das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e, consequentemente, dos gêneros digitais, ocasionando mudanças nas práticas sociais e discursivas. A partir disso, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se os sujeitos graduandos e graduados no curso de Letras possuem conhecimento sobre os gêneros digitais e se sentem preparados para trabalhar com as TICs em sala de aula, ou seja, se os cursos de formação de professores têm preparado estes (futuros) profissionais para formar cidadãos capazes de interagir plenamente na sociedade. A maioria dos participantes da pesquisa alegou ter conhecimento sobre os gêneros em questão, contudo, grande parte afirma que a habilidade foi adquirida fora do ambiente de formação acadêmica, fato que ocasiona uma insegurança se estes profissionais realmente fazem/farão o uso adequado destas novas tecnologias em sala de aula, enquanto educadores, explorando, de fato, seu potencial pedagógico ou o que impera é um uso intuitivo e superficial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartof-pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectGêneros digitaispt_BR
dc.subjectCursos de formação de professorespt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICTs)pt_BR
dc.subjectDigital genrespt_BR
dc.subjectTeacher training coursespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGêneros digitais e TICs: os cursos de formação em Letras têm preparado os futuros professores para trabalhar com estas ferramentas de ensino?pt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
Appears in Collections:Especialização em Mídias na Educação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.