https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8855
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mairaferreirasantana.pdf | 453.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Umbelino, Tâmara Lis Reis | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4562086Y8 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Mattos, Ana Carolina Guedes | - |
dc.creator | Sant’Ana, Maíra Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T18:56:25Z | - |
dc.date.available | 2019-01-04 | - |
dc.date.available | 2019-01-28T18:56:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8855 | - |
dc.description.abstract | In the current social context we notice the profusion of the new Information and Communication Technologies (ICTs) and, consequently, of the digital genres, causing changes in social and discursive practices. From this, this research aims to verify if the undergraduate and graduate people in Linguistics course have knowledge about the digital genres and if they feel prepared to work with the ICTs in the classroom, that is, if teachers training courses have prepared these (future) professionals to form citizens able to interact in society. Most of the participants affirmed to have knowledge about the genres, however, much of it claims that the skill was acquired outside the academic training environment, which leads to insecurity if these professionals actually make/use these new technologies in the classroom, as educators, exploring, in fact, their pedagogical potential or in an intuitive and superficial use. | pt_BR |
dc.description.resumo | No atual contexto social nota-se a profusão das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e, consequentemente, dos gêneros digitais, ocasionando mudanças nas práticas sociais e discursivas. A partir disso, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se os sujeitos graduandos e graduados no curso de Letras possuem conhecimento sobre os gêneros digitais e se sentem preparados para trabalhar com as TICs em sala de aula, ou seja, se os cursos de formação de professores têm preparado estes (futuros) profissionais para formar cidadãos capazes de interagir plenamente na sociedade. A maioria dos participantes da pesquisa alegou ter conhecimento sobre os gêneros em questão, contudo, grande parte afirma que a habilidade foi adquirida fora do ambiente de formação acadêmica, fato que ocasiona uma insegurança se estes profissionais realmente fazem/farão o uso adequado destas novas tecnologias em sala de aula, enquanto educadores, explorando, de fato, seu potencial pedagógico ou o que impera é um uso intuitivo e superficial. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | - | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Gêneros digitais | pt_BR |
dc.subject | Cursos de formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technologies (ICTs) | pt_BR |
dc.subject | Digital genres | pt_BR |
dc.subject | Teacher training courses | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Gêneros digitais e TICs: os cursos de formação em Letras têm preparado os futuros professores para trabalhar com estas ferramentas de ensino? | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Mídias na Educação |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.