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dc.contributor.advisor1Pinto, Tarcísio Jorge Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133460D1pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702849U5pt_BR
dc.contributor.referee2Vianna, Márcia Marin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761399U0pt_BR
dc.creatorSouza, Adriana Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-25T13:54:29Z-
dc.date.available2019-01-23-
dc.date.available2019-01-25T13:54:29Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8775-
dc.description.abstractThe present study, conducted at the Pedro Paulo Neto State School, located in the municipality of Divino (Minas Gerais), belonging to the Regional Superintendence of Education of Carangola, investigates the school routine of 08 (eight) students with Pervasive Developmental Disorder (PDD / ASD). Included in this group are students with classic Autism, Asperger's Syndrome, Disintegrative Disorder and Pervasive Developmental Disorder Not Otherwise Specified (PDD-NOS), who present major impairments to school adaptation and learning disabilities. In addition to the historical trajectory of inclusion in education, theoretical-scientific concepts related to the syndromes and the possibilities of academic intervention in the stages of the learning process are addressed. In this context, the result of the investigation around the strategies of evaluation of the school performance of the respective students shows the evaluation instruments used by the Support Teachers and the forms of registration of the concepts, used by the School. It is understood that, in an inclusive school, assessment methods must take a proportion beyond merely classificatory conceptions, taking into account that quantification does not encompass all the dimensions to be assessed. Thus it creates interest and need from the area of Management and Evaluation of Public Education, of an analysis of the evaluation methods that the School implements for students with PDD / ASD, and what strategies they use to qualify and quantify the development of learning in order to propose a critical-reflexive attitude towards the evaluation process. The methodological proposal of case study and the collection of information and data through official educational systems, the files of the Specialized Academic Instruction (SAI) and the school documents allowed us to present considerations about the paradox between integration and inclusion; inclusion in education and quality of teaching; and educational and evaluation of students with PDD / ASD. The presented action plan aims to interfere in the portrayed reality, to improve the academic practice of the school and to be configured as a parameter for the other public schools of the district.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa, realizado na Escola Estadual Doutor Pedro Paulo Neto, situada no município de Divino (Minas Gerais), pertencente à circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Carangola, investiga o cotidiano escolar de 08 (oito) alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD/TEA. Incluemse, neste grupo, alunos com Autismo clássico, Síndrome de Asperger, Transtorno Infantil Desintegrativo e os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Sem Outra Especificação – TID SOE, que apresentam grandes impedimentos à adaptação escolar e déficits de aprendizagem. Além da trajetória histórica da inclusão escolar, são abordados conceitos teórico-científicos relativos às síndromes e as possibilidades de intervenção pedagógica nas etapas do processo de ensino aprendizagem. Nesse contexto, apresenta o resultado da investigação em torno das estratégias de avaliação do desempenho escolar dos respectivos alunos, os instrumentos avaliativos utilizados pelos Professores de Apoio e as formas de registro dos conceitos, empregadas pela Escola. Compreende-se que, numa escola inclusiva, as práticas de avaliação devem tomar uma proporção para além das concepções meramente classificatórias, levando-se em conta que a quantificação não abarca todas as dimensões a serem avaliadas. Emerge, então, o interesse e a necessidade, na área de Gestão e Avaliação da Educação Pública, de uma análise dos métodos de avaliação que a Escola adota para os alunos com TGD/TEA e quais estratégias utilizam para qualificar e quantificar o desenvolvimento da aprendizagem destes, a fim de propor uma postura crítico-reflexiva em relação ao processo de avaliação. A proposta metodológica de estudo de caso e a coleta de informações e dados por meio dos sistemas educacionais oficiais, dos arquivos da Equipe do Serviço de Apoio à Inclusão - SAI e dos documentos escolares permitiram que fossem apresentadas considerações a respeito do paradoxo entre integração e inclusão; inclusão escolar e qualidade do ensino; e avaliação educacional e escolar dos alunos com TGD/TEA. O plano de ação apresentado visa interferir na realidade retratada, aprimorar a prática pedagógica da escola e configurar-se como parâmetro para as demais escolas estaduais da circunscrição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstornos globais do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectInclusion in educationpt_BR
dc.subjectPervasive developmental disorderpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação das aprendizagens e deficiência: uma proposta de possibilidades para além da quantificaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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