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dc.contributor.advisor1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, José Alcides Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770461U6pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Carla Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739347Z3pt_BR
dc.creatorSilva, Egna de Queiroz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-25T13:51:15Z-
dc.date.available2019-01-23-
dc.date.available2019-01-25T13:51:15Z-
dc.date.issued2018-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8771-
dc.description.abstractThe following research was developed in the range of the Professional Master degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center of Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAED/UFJF). This dissertation will discuss about how the management team from “Aquarela” school organizes the teachers’ extra-class schedules (known as Module 2 - M2 in Minas Gerais State), especially because of the numerous challenges of this policy in the school reality. To this purpose, in the first chapter, there will be reviewed the most important national and state laws related to this policy. It is important to state that this policy made possible that one third of the teacher’s schedule was fulfilled outside the classroom. To better understand this question, there will be made a school description and it will be presented how the educators follow the M2 schedules. Then, the second chapter describes the studies related to the teachers’ reality, as the planning, school management and the pedagogic practice. Besides that, it will be shown the methodology chosen and the research instruments used on this research. Finally, in the third chapter, it will be presented an educational Action Plan, whose objective is to consider new possibilities to the M2 realization in the school context. The first action of this plan has the purpose to regularly publicizes the M2 policy to the school’s teachers. Secondly, the next action has the goal to plan the M2 schedules in a way that the teachers have the assistance by its supervisors. Also, the third action focuses on the aggregation of the M2, so it is proposed a monthly meeting with the school team. Finally, the last action aims to restructure the informatics lab as a new space for the individual M2 work. To conclude, there will be shown the results found during the research.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir como a equipe gestora da escola Aquarela organiza os horários extraclasse dos professores, conhecido em Minas Gerais como Módulo 2 (M2), frente aos inúmeros desafios que essa política traz em sua estruturação no ambiente escolar. No primeiro capítulo, serão revisitados os marcos normativos nacionais e estaduais que respaldaram a política que tornou possível ao professor cumprir 1/3 de sua carga horária fora da sala de aula. Para uma maior compreensão do leitor, será feita a caracterização da escola onde se passa o Caso de Gestão e a descrição do modo como os professores cumprem os horários de M2. O terceiro capítulo trará embasamentos teóricos que discorrem sobre o trabalho docente, o planejamento, a gestão escolar e a prática pedagógica do professor. Também no segundo capítulo, será apresentada a metodologia e os instrumentos de pesquisa a serem utilizados no trabalho. Em seguida, serão realizadas as análises das entrevistas aplicados junto aos professores e a equipe gestora da escola. No terceiro capítulo, será apresentado um Plano de Ação educacional, cujo objetivo é considerar novas possibilidades de realização do M2 no espaço escolar. A primeira ação deste plano tem por fim dar publicidade da política do M2 aos professores da escola com maior regularidade. A segunda ação consiste em reestruturar os horários de M2 individual de forma que os professores sejam de fato acompanhados pelos supervisores. A terceira ação tem por foco o M2 coletivo e, nesse sentido, propõe uma única reunião mensal com o coletivo de professores e gestores da escola. Completando o Plano, a última ação busca reestruturar o laboratório de informática como novo espaço de cumprimento ao M2 individual. Fechando o trabalho, serão feitas apontamentos do principais pontos levantados durante a pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades extraclassept_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPlanejamento docentept_BR
dc.subjectExtra-class activitiespt_BR
dc.subjectContinued formationpt_BR
dc.subjectEducators planningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios vivenciados na organização dos horários de atividades extraclasse: estudo de caso em uma escola estadual de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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