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dc.contributor.advisor1Feres, Flávia Lúcia Chein-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763700Y6pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pinto, Cristine Campos de Xavier-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777843E6pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Silvinha Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797645Y4pt_BR
dc.contributor.referee2Pazello, Elaine Toldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799352H9pt_BR
dc.creatorAraújo, Antonio José Negreiros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4316402E1pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T14:01:06Z-
dc.date.available2016-02-12-
dc.date.available2016-03-03T14:01:06Z-
dc.date.issued2014-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/871-
dc.description.abstractOne of the millennium goals for Brazil is improving educational outcomes. Although the access to education at all levels has increased in the last two decades, the quality of Brazilian education is still considered low by internal and external evaluations. In this context, it is important to discuss the role of the vocational and technical education and training (VTET) of middle level. This type of training can be integrated or made subsequent to regular education. It the first case, it is characterized as a transition to the university, while in the second case, it improves the access to the labor market. In this dissertation, we explore the Censo Escolar database from years 2007 to 2012, and ENEM database, from years 2009-2010, both collected by Inep. This study evaluates the effects of technical and vocational education and training (TVET) on the mid-level proficiency and productive insertion of the student. The results of the estimates with propensity score matching show an average treatment effect between 4 and 13.5 points in the standardized score of Language and Writing, respectively. There are also significant effects on the productive insertion, on average, there is an increase between 1.2 and 1.3 percentage points in the probability of being employed, and 17 percentage points in the probability of being employed in their area of technical education and training, for TVET students comparing to other students.pt_BR
dc.description.resumoUma das metas do milênio para o Brasil é a melhora dos indicadores educacionais. Embora nas últimas duas décadas o acesso à educação em todos os níveis tenha aumentado, a qualidade desse ensino ainda é considerada baixa segundo as avaliações de desempenho internas e externas. Nesse contexto, insere-se a educação profissional e tecnológica (EPT) de nível médio. Este tipo de formação pode ser realizada integrada ou subsequente ao ensino regular, assumindo, na maioria das vezes, um caráter de transição para as universidades, no primeiro caso, e, para o mercado de trabalho, no segundo. Nessa dissertação, a EPT será caracterizada quanto à composição de gênero, cor, modalidades de ensino, dependência administrativa, unidades da federação, oferta, demanda e número de residentes e não residentes, por meio da base de dados do Censo Escolar de 2007 a 2012. Estima-se, com base no método de pareamento com escore de propensão, o efeito médio da EPT sobre o desempenho escolar e a inserção produtiva para os tratados, ou melhor, para aqueles que optaram pela EPT. O desempenho escolar é medido pela proficiência nas provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagem e Códigos, Matemática e Redação presentes na avaliação do ENEM em 2009 e 2010. A inserção produtiva é medida pelas probabilidades de estar trabalhando e de trabalhar na área para a qual se preparou. Essas variáveis foram criadas a partir do questionário socioeconômico do ENEM de 2009 e 2010. Pelo método de pareamento do “vizinho mais próximo”, o efeito médio de realizar EPT para os alunos que realizaram, em relação aos alunos da escola regular, é positivo e significativo nas notas de Linguagens e Códigos e Redação, respectivamente, de 4,48 e 13,44 pontos no escore padronizados. O método de estratificação confirma o efeito médio positivo, respectivamente, de 4,28 e 13,08 . O efeito médio de realizar EPT para aqueles que realizaram sobre a inserção produtiva está entre 1,2 e 1,3 pontos percentuais para a probabilidade de trabalhar e de 17 pontos percentuais para a probabilidade de trabalhar em área para o qual se preparou. Esses resultados referem-se ao modelo completo para 2009.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectInserção produtivapt_BR
dc.subjectPareamento com escore de propensãopt_BR
dc.subjectCenso escolarpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectLabor market outcomespt_BR
dc.subjectPropensity score matchingpt_BR
dc.subjectCenso escolarpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleEnsino profissionalizante de nível médio e seus efeitos sobre desempenho escolar e inserção produtiva: uma análise recente a partir de dados do Censo Escolar e ENEMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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