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dc.contributor.advisor1Coutinho, Iluska Maria da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707349D2pt_BR
dc.contributor.referee1Raimundo, Valéria de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559701U0pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.creatorGotti, Rodrigo Lobão-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4409547P8pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-22T10:57:05Z-
dc.date.available2019-01-21-
dc.date.available2019-01-22T10:57:05Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8621-
dc.description.abstractThe research is characterized as a qualitative and quantitative research about the publication of videos produced by a scientific broadcast channel on YouTube, TV Nupes. The quantitative data were compared with information from other channels of scientific dissemination, and it was possible to find a relevant social adherence of the contents disseminated through the digital social networks of the studied TV. Through the analysis of the Audiovisual Materiality can analyze the narrative presented by the main videos of the channel, and observe the fulfillment of the promises presented. Through a qualitative analysis, the circulation and consumption of these audiovisual materials were verified by three distinct groups of participants: university students, high school students and higher education teachers. The objective of this study was to evaluate the way in which the investigated public understands the relationship between science and spirituality (main theme of the productions) through the exhibition of an emission of the analyzed channel. The research found that it is possible to consider that the narratives broadcast by TV Nupes do not present limitations for an effective understanding of the contents presented in any of the groups. Being that high school students tend to form opinions that religious discourse is easier to understand than scientific. It was also possible to infer that university students are inclined towards opinions favorable to the relationship between science and spirituality, as well as university professors. However, these latter two groups are more questioning about the scientific methods used to assess issues attributed as immaterial, such as consciousness, for example.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa se caracteriza como uma investigação quali-quantitativa sobre a publicação de vídeos produzidos por um canal de divulgação científica no YouTube, a TV Nupes. Os dados quantitativos foram comparados com informações de outros canais de divulgação científica, sendo possível encontrar uma aderência social relevante dos conteúdos divulgados através das redes sociais digitais da TV estudada. Através da análise da Materialidade do Audiovisual pode examinar a narrativa apresentada pelos principais vídeos do canal, sendo possível avaliar questões relativas ao formato e ao cumprimento das promessas apresentadas. Através de uma análise qualitativa, verificou-se a circulação e o consumo desses materiais audiovisuais por três grupos distintos de participantes: universitários, estudantes de ensino médio e professores de ensino superior. O objetivo empreendido avaliou de que forma o público investigado compreende uma emissão do canal em estudo. A pesquisa encontrou que é possível considerar que a narrativas veiculadas pela TV Nupes não apresentam limitações para uma efetiva compreensão dos conteúdos apresentados em qualquer dos grupos. Sendo que os alunos de ensino médio tendem a formar opiniões de que o discurso religioso, presente em tal emissão, é de mais fácil entendimento do que o científico. Foi possível inferir também que os alunos universitários se inclinam na direção de opiniões favoráveis sobre uma relação complementar entre a ciência e a espiritualidade, e que os professores universitários são mais críticos à esse tema. Estes dois últimos são mais questionadores quanto aos métodos científicos utilizados para avaliar pesquisas sobre a mente e a consciência, por exemplo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação públicapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectNarrativas audiovisuaispt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectPublic comumunicationpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectAdiovisual narrativespt_BR
dc.subjectScientific divulgationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleNarrativas audiovisuais e comunicação pública da ciência: a inserção social da TV Nupes/UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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