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dc.contributor.advisor1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703162Z8pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Carla Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739347Z3pt_BR
dc.creatorSouza, Cláudia Patrícia Guedes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4403449A7pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-21T20:14:25Z-
dc.date.available2019-01-21-
dc.date.available2019-01-21T20:14:25Z-
dc.date.issued2018-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8587-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed within the Professional Master's Degree in Management and Assessment of Public Education (PPGP) from the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF) and discourses about the state school Joanna Rodrigues Vieira (EEJRV) located in the city of Manaus, in the state of Amazon which operates exclusively in the area of Special Education focused on the care of students with Visual impairment and multiple associated. Herewith the general objective of this research is to reflect on the future of this school in the face of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education. The applied methodology was based on a case study, using as a technique bibliographical research, documentary analysis and non-participant observation. The used theoretical reference, emphasizes the present legislation around Special Education, among which we highlight the National Policy on Special Education in the Education Perspective (2008), the Consolidation of School Inclusion in Brazil (2003 to 2016), among the authors it is emphasized, in addition to the academic articles cited in the reference, Carvalho (2009), Carneiro(2007), Glat (2009) and Baumel (2003). In the first chapter it is highlighted, besides a brief historical context of Special Education in Brazil, in the Amazonas and in the city of Manaus from the 1970s, the presentation of the structure and work carried out in the EEJRV. The second chapter reflects on school inclusion in the country, on the Political Project Pedagogical, as well as, the training of Teachers and analyzes the possible to be followed by the EEJRV, taking into account what can be used of its pedagogical practice for a possible reorientation to a Specialized Educational Assistance Center (CAEE), taking the Mayara Redman Abdel Aziz School (EEAEMRAA). in the city Manaus, due to the same present a proposal of attendance similar to the CAEE. Thus, the Educational Action Plan (SAP) proposed in the third chapter, indicates alternatives to the transition from EEJRV for a CAEE, as a reference center, providing material and for students included, as well as for regular education and the community in general.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e discorre sobre a Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira (EEJRV), situada na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, a qual atua exclusivamente na área de Educação Especial voltada para o atendimento a alunos com deficiência visual e múltiplas associadas. Com isto, o objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre o futuro da referida escola diante da Polítca Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A metodologia aplicada partiu de um estudo de caso, no qual foi empregada a abordagem qualitativa, utilizando como ténica a pesquisa bibliográfica, análise documental e observação não participante. O referencial teórico utilizado dá destaque a legislação vigente em torno da Educação Especial, dentre as quais salienta-se a Polítca Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Consolidação da Inclusão Escolar no Brasil (2003 a 2016), dentre os autores destaca, além dos artigos acadêmicos citados na referência, Carvalho (2009), Carneiro(2007), Glat (2009) e Baumel (2003). No primeiro capítulo, destaca-se, além de uma breve contextualização histórica da Educação Especial no Brasil, no Amazonas e na cidade de Manaus, a partir da década 1970, a apresentação da estrutura e o trabalho realizado na EEJRV. O segundo capítulo traz uma reflexão a respeito da inclusão escolar no país, sobre o Projeto Político Pedagógico, bem como, a formação de Professores e analisa o possível caminho a ser percorrido pela EEJRV, levando em consideração sua prática pedagógica atual visando uma possível reorientação para um Centro de Atendimento educacional Especializado (CAEE), tomando por contraponto a Escola Mayara Redman Abdel Aziz (EEAEMRAA), localizada na cidade Manaus, devido a mesma apresentar uma proposta de atendimento semelhante a do CAEE. Dessa forma, o Plano de Ação Educacional (PAE) proposto no terceiro capítulo, indica alternativas para a transição da EEJRV para um CAEE, como um centro de referência, oferecendo suporte material e técnico-pedagógico para os alunos incluídos, assim como, para as escolas do ensino regular e comunidade em geral.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Inclusãopt_BR
dc.subjectCAEEpt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectNational Inclusion Policypt_BR
dc.subjectCAEEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO lugar da Escola Estadual Joanna Rodrigues Vieira para os alunos com deficiência visual da cidade de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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