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dc.contributor.advisor1Auad, Daniela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700827E9pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Miriam Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756384P0pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, André Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700494H9pt_BR
dc.creatorSilva, Fernanda Bichara da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4658540P6pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-21T20:12:11Z-
dc.date.available2019-01-18-
dc.date.available2019-01-21T20:12:11Z-
dc.date.issued2016-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8579-
dc.description.abstractThe present research sought to know and debate some of the definitions and approaches that the term diversity can acquire in the educational debates when considering the feminist perspectives egalitarian and intersectional, and in the scope of the debate of Human Rights. The research had the objective of analyzing the term Diversity within the discussions of the National Curricular Guidelines for Basic Education: Diversity and Inclusion. In order to reach this objective, the first movement of the research consisted in the apprehension of the meaning of the term diversity and the use that was historically attributed to it from the years of 1990. The next movement was the accomplishment of the bibliographical research, through a survey of the Capes (Coordination for Improvement of Higher Education Personnel) website, in order to know the discourses that use the term diversity in the educational scope, also beginning in the 1990s. In the following movement, a study on public educational policies, with special attention to SECADI (Secretary of Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion) - Secretariat of the Ministry of Education (MEC) responsible for the elaboration of different public policies, among them, those related to diversity issues . In the last movement, the object was analyzed by the study of the term diversity in the "National Curricular Guidelines for Basic Education: Diversity and Inclusion", elaborated by SECADI, through documentary analysis and content analysis technique. The analyzed document pointed out that if put as a slogan the term diversity can potentialize and give visibility to the debates, thus becoming a pedagogical advantage, and on the other hand, can also cause the emptying of the subversive potential of the use of the term in the debates. It should be said that, following the present research, especially from the study and analysis of the Guidelines, that the diversity slogan unifies themes that seek social inclusion, recognition and appreciation of differences and identities as something enriching, social and rights, as well as the elaboration and implementation of public policies.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou conhecer e debater parte das definições e abordagens que o termo diversidade pode adquirir nos debates educacionais ao considerar as perspectivas feministas igualitárias e interseccionais, e no escopo do debate dos Direitos Humanos. A pesquisa teve como objetivo a análise do termo Diversidade no interior das discussões das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: Diversidade e Inclusão. De maneira a atingir esse objetivo, o primeiro movimento da pesquisa, consistiu na apreensão do significado do termo diversidade e o uso que foi sendo historicamente atribuído a ele a partir dos anos de 1990. O próximo movimento foi a realização da pesquisa bibliográfica, através de um levantamento no banco de dados do site da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a fim de conhecer os discursos que utilizam o termo diversidade no âmbito educacional, também partindo dos anos 1990. No movimento seguinte, realizou-se um estudo sobre políticas públicas educacionais, com especial atenção à SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) – Secretaria do MEC (Ministério da Educação) responsável pela elaboração de diferentes políticas públicas, entre elas, as voltadas para as temáticas sobre diversidade. No último movimento, o objeto foi analisado com a realização do estudo do termo diversidade nas “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: Diversidade e Inclusão”, elaboradas pela SECADI, através da análise documental e da técnica de análise de conteúdo. O documento analisado apontou que se colocado como um slogan o termo diversidade pode potencializar e dar visibilidade aos debates, tornando-se assim uma vantagem pedagógica, e por outro lado, pode também causar o esvaziamento no potencial subversivo do uso do termo nos debates. Cabe dizer, após a realização da presente pesquisa, em especial a partir do estudo e análise das Diretrizes, que o slogan diversidade unifica temáticas que buscam a inclusão social, o reconhecimento e a valorização das diferenças e identidades como algo enriquecedor, a igualdade social e de direitos, assim como a elaboração e efetivação de políticas públicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDiferençaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFeminismospt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectDifferencespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFeminismspt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDiversidade e educação: do slogan à intersecção das categorias sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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