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dc.creatorLisboa, Felipe Stephan-
dc.creatorBarbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-01-21T19:54:41Z-
dc.date.available2019-01-18-
dc.date.available2019-01-21T19:54:41Z-
dc.date.issued2009-
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage718pt_BR
dc.citation.epage737pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400006pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8560-
dc.description.abstractA documental study was made to describe Brazilian psychology undergraduation programs using public information available in a Ministry of Education s Database of undergraduation institutions. 396 programs were identified and most of them were held in private universities with profit objectives located in the interior of the country and in the southern-eastern region. The classes are taught in a single period of the day, their duration is 10 semesters and their timetable has 4000 hours. The programs usually adopt the half-year term and had medium scores in national exams. A huge, quick and disorderly expansion of the undergraduation programs has been evidenced, especially from the 90 decade on. Urgent actions need to be implemented on to ally quantity and quality in the Brazilian psychology education.pt_BR
dc.description.resumoPara caracterizar os cursos de graduação em Psicologia no Brasil, efetuou-se um estudo documental utilizando informações de domínio público contidas no Cadastro das Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação. Dos 396 cursos identificados, em sua totalidade presenciais, grande parte se encontra em instituições universitárias privadas com fins lucrativos localizadas predominantemente em cidades no interior do País e na Região Sudeste. Majoritariamente, funcionam em turnos parciais, têm duração de 10 semestres e carga horária de cerca de 4.000 horas, adotam o regime letivo semestral e, nas avaliações nacionais, obtiveram o conceito médio. Evidencia-se uma enorme, rápida e desordenada expansão dos cursos de graduação, especialmente a partir da década de 1990. Alerta-se, dessa forma, para que sejam tomadas medidas urgentes no sentido de aliar quantidade e qualidade no ensino da Psicologia no Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Ciência e Profissãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Psicologiapt_BR
dc.subjectCursos de graduaçãopt_BR
dc.subjectFormação inicial de psicólogospt_BR
dc.subjectHistória da Psicologia no Brasilpt_BR
dc.subjectPsychology teachingpt_BR
dc.subjectUndergraduation programspt_BR
dc.subjectPre-service psychologists educationpt_BR
dc.subjectHistory of psychology in Brazilpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleFormação em Psicologia no Brasil: um perfil dos cursos de graduaçãopt_BR
dc.title.alternativePsychology Education in Brazil: a profile of undergraduation programspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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