Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8545
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Letramento digital e formação de professores.pdf117.47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorFreitas, Maria Teresa-
dc.date.accessioned2019-01-21T18:55:40Z-
dc.date.available2019-01-17-
dc.date.available2019-01-21T18:55:40Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage335pt_BR
dc.citation.epage352pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300017pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8545-
dc.description.abstractThis article has approached the digital literacy in the internal discussion on teacher training, reporting the experiences constructed in a research group guided through the psychological historical-cultural perspective. Having presented some definitions of digital literacy, we could reflect upon the challenges posed to the educational system by the confrontation with new reading and writing practices made possible by the use of computers and the internet. Next, we analyzed how teachers, in their initial and continued training program, are prepared to the insertion of these technologies in their pedagogical practices and how to understand their student's digital literacy. At the end, teachers are placed in the internet age, in their irreplaceable task as knowledge mediator and questioner, adopting an open position, and, at the same time, a critical one, on the face of what this digital technology offers.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda o letramento digital no interior da discussão sobre a formação de professores, reportando-se às experiências construídas em um grupo de pesquisa orientado pela perspectiva psicológica histórico-cultural. Apresentadas algumas definições de letramento digital, reflete-se sobre os desafios postos à escola pelo confronto com as novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos do computador e da internet. Em seguida, analisa-se como, em sua formação inicial e continuada, os professores são preparados para a inserção dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas e para compreenderem o letramento digital de seus alunos. Ao final, situa-se o professor na era da internet, em seu lugar insubstituível de mediador e problematizador do conhecimento, que adota uma posição aberta e ao mesmo tempo crítica diante do que essa tecnologia digital oferece.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEducação em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleLetramento digital e formação de professorespt_BR
dc.title.alternativeDigital literacy and teacher trainingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.