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dc.contributor.advisor1Taveira, Juliana Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213142193541977pt_BR
dc.contributor.referee1Taveira, Juliana Gonçalves-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Hilton Manoel Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828278463287137pt_BR
dc.contributor.referee3Pinheiro, Sahra Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871130374846940pt_BR
dc.creatorLeite, Julia Vieira Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1150701153240459pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-15T11:29:01Z-
dc.date.available2018-12-10-
dc.date.available2019-01-15T11:29:01Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8437-
dc.description.abstractThis paper seeks to identify if there is overeducation and undereducation in the labor market of Brazil and in the one of Minas Gerais state and to estimate the impacts that these phenomena have on workers' wages. The database used was the Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) and the method used to estimate the altered Mincer earnings function, the chosen model, was the Ordinary Least Squares (OLS). The data showed that the overeducated and undereducated make up for the majority of the work force in both, Brazil and Minas Gerais. The data showed that the overeducated and undereducated make up the majority of the workforce in Brazil and Minas Gerais. The results showed that being overeducated, in detriment of being adequate, has a positive relation in the income of Brazilian and Minas Gerais’ workers. Being undereducated, compared to being appropriate, has negative relation with the salary of the workers of Minas Gerais and Brazil. With this study, it was possible to verify that there is evidence of overeducation and undereducation in Brazil and Minas Gerais in 2015 and that being in this condition affects worker’s earnings.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca verificar a existência de sobreeducação e de subeducação no mercado de trabalho brasileiro e mineiro, e estimar se estes fenômenos influenciam o salário dos trabalhadores. Para tal, a base de dados utilizada foi a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicilio (PNAD) e o método empregado para estimar a função minceriana de salários modificada foi o de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Os dados mostraram que os sobreeducados e subeducados compõem a maior parte da força de trabalho no Brasil e em Minas Gerais. Os resultados apontaram que ser sobreeducado, em detrimento de ser adequado, tem relação positivas nos rendimentos dos trabalhadores brasileiros e mineiros. Ser subeducado, em comparação a ser adequado, tem relação negativas com o salário dos trabalhadores de Minas Gerais e do Brasil. Com este estudo foi possível concluir que há indícios de existência de sobreeducação e subeducação no Brasil e em Minas Gerais em 2015 e que estar nesta condição afeta o salário do trabalhador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSobreeducaçãopt_BR
dc.subjectSubeducaçãopt_BR
dc.subjectSaláriopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectOvereducationpt_BR
dc.subjectUndereducationpt_BR
dc.subjectWagept_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleOs impactos da sobreeducação e subeducação sobre os rendimentos dos trabalhadores de Minas Gerais e do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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