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Da basílica à feira... do oásis ao Shoppingleu.pdf143.18 kBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorPimentel, Thiago Duarte-
dc.creatorCarrieri, Alexandre de Pádua-
dc.creatorPimentel, Mariana Pereira Chaves-
dc.creatorBrito, Mozar José de-
dc.date.accessioned2019-01-09T14:31:51Z-
dc.date.available2019-01-08-
dc.date.available2019-01-09T14:31:51Z-
dc.date.issued2011-
dc.citation.volume45pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage45pt_BR
dc.citation.epage66pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122011000100004pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8425-
dc.description.abstractStarting from the research agenda on organizational metaphor defended by Cornelissen and others (2008), this paper aims to explore the relation between metaphor making of and the physical and symbolic spatial identity, from the proposals for analysis of spatial identity and embodied metaphors. To this end, a summary of the subject's development to the current research agenda was made. Discourse analysis was used to analyze the corpus of 22 semistructured interviews conducted at a religious event fair in Congonhas (MG). We obtained three groups of metaphors related to three different spaces, each space with its distinctive feature and its own identity characteristics. It is noted that, besides being indicators par excellence in the metaphor meaning production, material elements play a key role to provide meanings in an ontological domain. In addition, as argued by Smith (1999), it was noted that elaborate metaphors seem to follow a time-space trajectory that is consonant with institutional changes.pt_BR
dc.description.resumoPartindo da agenda de pesquisa em metáfora organizacional defendida por Cornelissen e outros (2008), este trabalho visa explorar a relação entre a elaboração de metáforas e a identidade dos espaços, físico e simbólico, a partir das propostas de análise da identidade do espaço e da análise das embodied metaphors. Para tanto, fezse uma síntese do desenvolvimento do tema até chegar na atual agenda de pesquisa. A análise do discurso serviu para a análise do corpus de 22 entrevistas semiestruturadas realizadas numa feira de um evento religioso em Congonhas (MG). Foram obtidos três grupos de metáforas relacionadas a três espaços distintos, cada um deles com seu traço distintivo e sua característica identitária própria. Pode-se observar que os elementos materiais, além de serem indexadores por excelência da produção de sentidos metafórica, cumprem um papel fundamental de fornecer significados num domínio ontológico. Adicionalmente, conforme afirma Smith (1999), observou-se que as metáforas elaboradas parecem seguir uma trajetória espaço-temporal condizente com as mudanças institucionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração Públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria organizacionalpt_BR
dc.subjectMetáforaspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectFeirapt_BR
dc.subjectOrganizational theorypt_BR
dc.subjectMetaphorspt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subjectFairpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.title"Da basílica à feira... do oásis ao Shoppingleu": a trajetória das metáforas do Jubileu em Congonhas (MG)pt_BR
dc.title.alternative"From the basílica to the feira... from oasis to Shoppingleu": the path of metaphors of Jubileu in Congonhas (MG)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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