Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8414
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erro médico.pdf132.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChehuen Neto, José Antônio-
dc.creatorSirimarco, Mauro Toledo-
dc.creatorFigueiredo, Nathália Stela Visoná de-
dc.creatorBarbosa, Tatiane Neto-
dc.creatorSilveira, Thiago Gonçalves da-
dc.date.accessioned2019-01-09T14:19:12Z-
dc.date.available2019-01-09-
dc.date.available2019-01-09T14:19:12Z-
dc.date.issued2011-
dc.citation.volume35pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage5pt_BR
dc.citation.epage12pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000100002pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8414-
dc.description.abstractRecent decades have witnessed an increase in the societal implications of medical error, a subject in which Medicine and Law intertwine. This study focused on medical error from the perspective of medical students and law students, assessing their level of interest and information and the need to discuss the topic during undergraduate education and how it occurs in each field, in their view. A cross-sectional, descriptive, observational study was conducted at the Federal University in Juiz de Fora, Minas Gerais State, in 2008 with 185 medical students and 119 law students. 88.7% of the medical students and 92.4% of the law students reported knowledge of medical error. The interest was due to the fact that medical error is currently a widely discussed issue. The students thought the issue should be addressed in their undergraduate education (97.8% of medical students and 94.9% of law students). It is important to discuss such a current issue in undergraduate education in both medicine and law, because of the potential for decreasing the vicious circle of errors, iatrogenesis, and law suits, in addition to fostering reflection on the role of medical education in the ethical training of young professionals.pt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas, houve um crescimento das implicações em sociedade do erro médico, assunto em que se entrelaçam Medicina e Direito. Este estudo procurou conhecer a percepção de estudantes de Medicina e Direito sobre erro médico, avaliando nível de interesse e informação, e a necessidade de abordar o tema na graduação e como ela ocorre para cada área, na sua ótica. Estudo observacional descritivo transversal foi realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) em 2008 com 185 alunos de Medicina e 119 de Direito. 88,7% dos alunos de Medicina (MED) e 92,4% de Direito (DIR) referiram conhecimento sobre erro médico. O interesse se dá por ser um tema muito discutido atualmente. Os alunos consideram necessária sua abordagem na graduação (97,8% MED e 94,9% DIR). É importante discutir um tema tão atual na graduação de Medicina e de Direito pela contribuição que pode ser oferecida para diminuir o ciclo vicioso de erros, iatrogenias e processos jurídicos, além de possibilitar uma reflexão acerca do papel da educação médica na construção ética de novos profissionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectErros médicospt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectÉtica médicapt_BR
dc.subjectLegislação médicapt_BR
dc.subjectResponsabilidade legalpt_BR
dc.subjectMedical errorspt_BR
dc.subjectEducation medicalpt_BR
dc.subjectEthics medicalpt_BR
dc.subjectLegislation medicalpt_BR
dc.subjectLiability legalpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleErro médico: a perspectiva de estudantes de medicina e direitopt_BR
dc.title.alternativeMedical error from the perspective of medical students and law studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.