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dc.creatorAlmeida, Fabiana Rodrigues de-
dc.creatorMiranda, Sonia Regina-
dc.date.accessioned2018-12-21T13:14:26Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2018-12-21T13:14:26Z-
dc.date.issued2012-10-
dc.citation.issue46pt_BR
dc.citation.spage259pt_BR
dc.citation.epage283pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000400018pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8369-
dc.description.abstractAlthough they may be taken as conceptual categories intrinsically linked, History and Memory relate to processes and dimensions of culture with important epistemological distinctions and specificities, theorized in their distinctive and contradictory aspects, primarily since the release of the classic by Pierre Nora (1997). Both of them are important components of the scholar historical knowledge and the two of them have a place in the disciplinary matrix of History, from the process of constructing its basis for disciplinary code, using the expression coined by Raimundo Cuesta Fernandes (1998). However, such distinctions are often blurred in the face of an attempt of epistemological homogenization which can cause important implications for the comprehension of History teaching. The aim of this paper is to present the results of a survey conducted between 2009-2012 - evaluating the totality of works approved by the National Program of Schoolbooks (PNLD - 2011) for the discipline of History and therefore starting from a representative documental corpus concerning what circulates throughout the national territory, under the auspices of the Brazilian State -, seeking to map both the presence and the indifferentiation of those fields in Brazilian schoolbooks.pt_BR
dc.description.resumoHistória e Memória, ainda que possam ser tomadas como categorias conceituais intrinsecamente vinculadas, dizem respeito a processos e dimensões da cultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes, teorizadas em seus aspectos distintivo e contraditório, prioritariamente a partir da divulgação do clássico de Pierre Nora (1997). Ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e ambas possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código disciplinar, para utilizarmos a expressão cunhada por Raimundo Cuesta Fernandes (1998). Contudo, muitas vezes tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica que pode provocar implicações importantes para a compreensão do ensino de História. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que - avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011 para a disciplina História e, portanto, partindo de um corpus documental representativo daquilo que circula em todo o território nacional, sob a chancela do Estado brasileiro - buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciação desses campos nos livros didáticos brasileiros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEducar em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectSchoolbookspt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleMemória e história em livros didáticos de história: o PNLD em perspectivapt_BR
dc.title.alternativeMemory and history in history schoolbooks: PNLD in perspectivept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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