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dc.creatorJusti, Cláudia Nascimento Guaraldo-
dc.creatorRoazzi, Antonio-
dc.date.accessioned2018-12-18T13:06:57Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2018-12-18T13:06:57Z-
dc.date.issued2012-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage605pt_BR
dc.citation.epage614pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8310-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to evaluate the independent contribution of phonological processing (phonological awareness and phonological working memory), rapid naming and morphological awareness to reading and writing skills in Brazilian Portuguese. Ninety-four third-graders of three private Brazilian schools took part in this study. Hierarchical regression analyses were carried out on measures of reading (accuracy and fluency) and writing skills controlling for age and intelligence. The results showed an independent contribution of phonological processing, rapid naming and morphological awareness for writing skill. However, the results for measures of reading accuracy and reading fluency indicated that only phonological processing and rapid naming made independent contributions for such skills.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investigou se as variáveis 'processamento fonológico' (memória de trabalho fonológica e consciência fonológica), 'nomeação seriada rápida' e 'consciência morfológica' contribuem de forma independente umas das outras para a leitura e a escrita no português brasileiro, após o controle da idade e da inteligência não verbal. Participaram da pesquisa 94 crianças matriculadas na 3ª série (quarto ano) do ensino fundamental de três escolas particulares. Os resultados de análises de regressão hierárquica indicaram que o processamento fonológico, a nomeação seriada rápida e a consciência morfológica apresentaram contribuições independentes para a habilidade de escrita. Porém, no que diz respeito à precisão e à fluência de leitura, apenas o processamento fonológico e a nomeação seriada rápida contribuíram para essas habilidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectMemória de trabalho fonológicapt_BR
dc.subjectNomeação seriada rápidapt_BR
dc.subjectConsciência morfológicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectPhonological working memorypt_BR
dc.subjectRapid namingpt_BR
dc.subjectMorphological awarenesspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleA contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiropt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of cognitive variables for reading and writing in Brazilian portuguesept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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