Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/830
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
liliandelimamadeira.pdf9.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Melo, Sofia Carolina da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733328H3pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Valéria Mattos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782699Y5pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Allan de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764343A3pt_BR
dc.creatorMadeira, Lilian de Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4477602D8pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T14:13:51Z-
dc.date.available2016-02-22-
dc.date.available2016-02-26T14:13:51Z-
dc.date.issued2014-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/830-
dc.description.abstractThis paper aims to redeem a mathematical concept rarely seen by students – the concept of solid of revolution – and, through this concept, make them realize several variables studies and mathematical relations, seeking for a breakthrough in logic deductive reasoning and a more significant space perception. Was noticed that those solids are underexplored in High School, and yet, so common in our daily lives. Thus, a study proposal was developed for those High School students with activities designed to gradually built the definition of solid of revolution, using concrete materials and the winplot software, arousing the curiosity, interest, visualization, abstraction, the capacity building concepts, investigation and finally, the mathematical thinking and problem solving. In addition to explore the volumes of known definition and calculation, the major goal of this proposal is to introduce the disks technique to make the approximate volume calculus of solid generated by the rotation of plane regions, partially bounded by functions graphics already familiar to students (which are revolution solids). Through this study proposal is expected that students develop a better comprehension of revolution solids, what they are and how to calculate their approximated volumes even without a formula.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo resgatar um conceito matemático pouco visto pelos alunos – o conceito de sólido de revolução – e, através deste conceito, fazê-los perceber inúmeras variáveis de estudo e relações matemáticas, além de buscar um avanço no raciocínio lógico-dedutivo e uma percepção mais significativa de espaço. Percebeu-se que tais sólidos são pouco explorados no Ensino Médio e, no entanto, mostram-se muito comuns em nosso cotidiano. Desta forma, foi elaborada uma proposta de estudo para alunos do Ensino Médio com atividades que visam construir paulatinamente a definição de sólidos de revolução, utilizando materiais concretos e o software winplot, despertando a curiosidade, o interesse, trabalhando a visualização, a abstração, a capacidade de elaboração de conceitos, a investigação, enfim, o pensar e fazer matemáticos. Além de explorar a definição e o cálculo de volumes conhecidos, a proposta tem como um dos principais objetivos introduzir a técnica dos discos para o cálculo aproximado de volumes de sólidos gerados pela rotação de regiões planas delimitadas em parte pelos gráficos de funções já conhecidas pelos alunos (que são sólidos de revolução). Através desta proposta de estudo, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão melhor dos sólidos de revolução, o que são e como calcular seus volumes aproximados mesmo quando não existe uma fórmula para tal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSólido de revoluçãopt_BR
dc.subjectDefiniçãopt_BR
dc.subjectVolumept_BR
dc.subjectAproximaçãopt_BR
dc.subjectTécnica dos discospt_BR
dc.subjectRevolution solidpt_BR
dc.subjectDefinitionpt_BR
dc.subjectVolumept_BR
dc.subjectApproximationpt_BR
dc.subjectDisks techniquept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleSólidos de revolução: uma proposta de estudopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.