https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8308
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Efeitos de um processo de alfabetização em informática.pdf | 354.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Scoralick-Lempke, Natália Nunes | - |
dc.creator | Barbosa, Altemir José Gonçalves | - |
dc.creator | Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T13:05:38Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18 | - |
dc.date.available | 2018-12-18T13:05:38Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.citation.volume | 25 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 774 | pt_BR |
dc.citation.epage | 782 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000400017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8308 | - |
dc.description.abstract | In order to test the hypothesis that digital literacy skills improve the elderly cognitive performance, more specifically episodic and working memory, meta-memory, and auto-efficacy in memory, two experimental groups (EG) were created. The groups were formed with a total of 22 elderly people who participated in a workshop on Digital Inclusion. The constructs were assessed in pre- and post-activities. EG performance was compared to a control group (CG) composed by other 16 elderly participants. After 19 workshops of two hours each, the changes in cognitive processes of the elderly which were observed in this research cannot be assigned to the educational process evaluated. The limitations of the quasi experiment and scientific and social implications of the results are also analyzed. | pt_BR |
dc.description.resumo | Para testar a hipótese de que um processo de alfabetização digital melhora as capacidades cognitivas de idosos, mais especificamente as memórias episódica e de trabalho, a meta-memória e a autoeficácia em memória, constituíram-se dois grupos experimentais (GE) com, no total, 22 idosos que participaram de uma Oficina de Inclusão Digital. Esses construtos foram avaliados pré e pós-atividades, sendo que o desempenho do GE foi comparado ao de um grupo controle (GC) com 16 participantes também idosos. Após 19 oficinas de duas horas cada, verificou-se que as alterações nos processos cognitivos dos participantes, observadas na presente investigação, não podem ser atribuídas a esse processo educacional. As limitações do quase experimento e as implicações sociais e científicas dos resultados são analisadas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia: Reflexão e Crítica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Envelhecimento | pt_BR |
dc.subject | processos cognitivos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização digital | pt_BR |
dc.subject | Gerontologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aging | pt_BR |
dc.subject | Cognitive processes | pt_BR |
dc.subject | Digital literacy | pt_BR |
dc.subject | Educational gerontology | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Efeitos de um processo de alfabetização em informática na cognição de idosos | pt_BR |
dc.title.alternative | Effects of digital literacy process in elderly cognition | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.