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dc.creatorScoralick-Lempke, Natália Nunes-
dc.creatorBarbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.creatorMota, Márcia Maria Peruzzi Elia da-
dc.date.accessioned2018-12-18T13:05:38Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2018-12-18T13:05:38Z-
dc.date.issued2012-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage774pt_BR
dc.citation.epage782pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000400017pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8308-
dc.description.abstractIn order to test the hypothesis that digital literacy skills improve the elderly cognitive performance, more specifically episodic and working memory, meta-memory, and auto-efficacy in memory, two experimental groups (EG) were created. The groups were formed with a total of 22 elderly people who participated in a workshop on Digital Inclusion. The constructs were assessed in pre- and post-activities. EG performance was compared to a control group (CG) composed by other 16 elderly participants. After 19 workshops of two hours each, the changes in cognitive processes of the elderly which were observed in this research cannot be assigned to the educational process evaluated. The limitations of the quasi experiment and scientific and social implications of the results are also analyzed.pt_BR
dc.description.resumoPara testar a hipótese de que um processo de alfabetização digital melhora as capacidades cognitivas de idosos, mais especificamente as memórias episódica e de trabalho, a meta-memória e a autoeficácia em memória, constituíram-se dois grupos experimentais (GE) com, no total, 22 idosos que participaram de uma Oficina de Inclusão Digital. Esses construtos foram avaliados pré e pós-atividades, sendo que o desempenho do GE foi comparado ao de um grupo controle (GC) com 16 participantes também idosos. Após 19 oficinas de duas horas cada, verificou-se que as alterações nos processos cognitivos dos participantes, observadas na presente investigação, não podem ser atribuídas a esse processo educacional. As limitações do quase experimento e as implicações sociais e científicas dos resultados são analisadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectprocessos cognitivospt_BR
dc.subjectAlfabetização digitalpt_BR
dc.subjectGerontologia educacionalpt_BR
dc.subjectAgingpt_BR
dc.subjectCognitive processespt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectEducational gerontologypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleEfeitos de um processo de alfabetização em informática na cognição de idosospt_BR
dc.title.alternativeEffects of digital literacy process in elderly cognitionpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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