Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/827
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
neildarochacanedojunior.pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Jussara de Loiola-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784684H6pt_BR
dc.contributor.referee2Malheiros, Ana Paula dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769402Y3pt_BR
dc.creatorCanedo Júnior, Neil da Rocha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4303257P0pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T14:10:30Z-
dc.date.available2016-02-22-
dc.date.available2016-02-26T14:10:30Z-
dc.date.issued2014-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/827-
dc.description.abstractThis research focuses on the investigative practices of modeling a group of students of the sixth grade of elementary municipal school in Juiz de Fora (MG). These practices were analyzed through the lens of a theoretical framework drawn from elements of the theory of Activity compared with the theoretical construct of human beings-with-media framework that assumes this investigation the dual role of analytical principle and object of study. It is a research of qualitative nature, that the data considered for analysis were the own actions of the subject (human actors) in the presence of media (human not actresses), in their modeling practices. These data were collected by means of audio recording of conversations of the subjects (students and teachers), while developing their modeling tasks, interviews (individual and collective) and observations, being subsequently analyzed by this theoretical framework. Through this analysis, it was possible to consider the pertinence of the theoretical framework assumed in order to facilitate the analysis of modeling practices. Analysis that, in the case of this investigation, allowed to discuss the relationship between modeling and computer media, especially the Internet; In addition to considering issues relating to the presence of modeling in the math curriculum.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como foco investigativo as práticas de Modelagem de um grupo de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Juiz de Fora (MG). Essas práticas foram analisadas pelas lentes de um quadro teórico elaborado a partir de elementos da Teoria da Atividade em relação com os do construto teórico seres-humanos-com-mídias, quadro que assume nessa investigação o duplo papel de princípio analítico e objeto de estudos. De forma que as categorias analíticas oferecidas por esse quadro, em conjunto com a revisão de literatura sobre a Modelagem na Educação Matemática, compõem o referencial teórico dessa pesquisa. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, em que os dados considerados para análise foram as próprias ações dos sujeitos (atores humanos) na presença de mídias (as atrizes não humanas), em suas práticas de Modelagem. Esses dados foram coletados por meio da gravação em áudio das conversas dos sujeitos (alunos e professor), enquanto desenvolviam suas tarefas de Modelagem, entrevistas (individuais e coletivas) e observações, sendo posteriormente analisados à luz das mencionadas referências teóricas. Por meio dessa análise, foi possível considerar a pertinência do quadro teórico assumido no sentido de favorecer a análise das práticas de Modelagem. Análise que, no caso dessa investigação, permitiu discutir a relação entre a Modelagem e as mídias informáticas, principalmente a Internet; além de considerar questões referentes à presença da Modelagem no currículo escolar de Matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectTeoria da Atividadept_BR
dc.subjectSeres-humanos-com-mídiaspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMathematical Modelingpt_BR
dc.subjectTheory of activitypt_BR
dc.subjectHuman-with-mediapt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA modelagem como uma “atividade” de “seres-humanos-com-mídias”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.