Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/826
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eliasantonioalmeidadafonseca.pdf2.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Barrére, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792105U4pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Célia Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757567A8pt_BR
dc.contributor.referee2Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771215J4pt_BR
dc.creatorFonseca, Elias Antonio Almeida da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710969E6pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T14:10:09Z-
dc.date.available2016-02-22-
dc.date.available2016-02-26T14:10:09Z-
dc.date.issued2014-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/826-
dc.description.abstractAt the present time, the advent of new technology in the educational context has brought new ways of learning integrating knowledge, generating different types of reflections related to didactic and methodological possibilities of the use of technological resources in the teaching and learning process. This dissertation proposes a methodology for assist teachers in the search for educational content on the web, considering its limitations and challenges to select , evaluate and use an educational content contained in the vast universe of teaching materials stored in digital media. In this sense, the methodology of this project sought to identify difficulties and challenges faced by teachers in the use of technological resources in the classroom, which was later extended to other cities of the country, in order to identify similarities and differences between these groups - for both, was performed a survey with mathematics teachers in the city of Itamaraju-BA. The research initially developed with the application of a questionnaire to 90 teachers. The results pointed to the lack of computer labs in satisfactory conditions of use , unprepared teachers to use educational technologies , lack of methodologies , among other challenges that make up the use of technological resources in teaching and learning process. As a product of the proposed methodology, we developed a " Front End " for the Google search engine, designed to further refine the search performed. It will complement the search traditionally held by the teacher with terms that refine the search. Therefore, the proposed mechanism of search was developed based on the structuring themes of mathematics teaching contained in the National Curriculum Guidelines for Secondary School Mathematics and the concept of ontology, which allows for greater accuracy when searching for information.pt_BR
dc.description.resumoNa atualidade, o advento das novas tecnologias no contexto educacional trouxe consigo novas formas de aprender e integrar o conhecimento, gerando diferentes tipos de reflexões relacionadas às possibilidades didáticas e metodológicas do uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. Neste trabalho é proposta uma metodologia que tem por finalidade auxiliar professores de matemática na busca por conteúdos educacionais na Web, considerando suas limitações e desafios para selecionar, avaliar e utilizar um conteúdo educacional contido no vasto universo de materiais didáticos armazenados em meios digitais. Nesse sentido, o projeto desta metodologia buscou-se também identificar dificuldades e desafios encontrados por professores na utilização de recursos tecnológicos em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professores de matemática na cidade de Itamaraju - BA, que depois foi estendida para outras cidades do país, com a finalidade de identificar similaridades e diferenças entre esses grupos. A pesquisa desenvolveu-se inicialmente com a aplicação de um questionário para 90 professores através de um questionário utilizado para coleta dos dados. Os resultados apontaram para a escassez de laboratórios de informática em condições satisfatórias de uso, professores despreparados para utilização das tecnologias educacionais, falta de metodologias, entre outros desafios que perfazem a utilização dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. Como produto da metodologia proposta, foi desenvolvido um “Front End” para o mecanismo e busca do Google, chamado no âmbito desse trabalho de mecanismo de busca, visando um maior refinamento na busca realizada, pois complementará a busca tradicionalmente realizada pelo professor com termos que geram um maior refinamento na busca. Portanto, o mecanismo de busca proposto foi desenvolvido com base nos temas estruturadores do ensino de matemática contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática do Ensino Fundamental II e no conceito de ontologia, que permite maior precisão na busca de informações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectConteúdos Educacionaispt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais de Matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching of Mathematicspt_BR
dc.subjectEducation contentspt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectParameters curriculares national of Mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMetodologia para auxiliar professores de matemática no processo de seleção de conteúdos digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.