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dc.contributor.advisor1Pires, André Monteiro Guimarães Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Enilce do Carmo Albergaria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Márcia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, Camila do Valle-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee4Abreu, Relines Rufino de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorBorges, João Felipe Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-12-07T11:49:18Z-
dc.date.available2018-12-06-
dc.date.available2018-12-07T11:49:18Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8237-
dc.description.abstractSince the mid-1980s and early 1990s, there has been growing academic interest in the city, both by political rulers, architects, historians, geographers, social scientists, and even by us, linked to the science of literature, that we tend to analyze the textual representations of the urban space. When it is considered, however, as a central question, the female presence in the representation of this space, we are faced with a gap in studies investigating the role of women in the city, if as a character, not so much, in the context of literary works produced by women, this is a very scarce subject. In this perspective, I have as central interest in this study, the literary representation of the city of Lisbon in literature of female authorship, focusing on the novel A cidade de Ulisses, published in 2011 by the Portuguese writer Teolinda Gersão. In short, my objective was to investigate, in urban cartography, in which forms, through which channels, and in the midst of which discourses, the woman influences the construction of historical-literary knowledge about Lisbon. I did not intend, however, to work in the context of a univocal representation of a feminine identity; I pretended, before, to consider the narratives under the prism of a set of representations, invested by constant deterritorializations and reterritorializations of plural identities, which favor textual productivity. Gradually, I discovered that the problem was not so much the absence of the city in the literature produced by women, but that our inquiries and reflections on city of them, in restricting the urban space to the public space, were imbued by a normative analytical masculinity in the consideration of texts. And how is it to traverse the city that is not Ulysses, as it were of Ulysses? If in the city traveled by men, we take advantage of the answer that gives our questions, this was the motive and incessant doubt that motivated my course.pt_BR
dc.description.resumoDesde meados da década de 1980 e início da década de 1990, é crescente o interesse (não só) acadêmico sobre a cidade, tanto por parte de governantes, arquitetos, historiadores, geógrafos, cientistas sociais, e até por nós, da ciência da literatura, que tendemos analisar as representações textuais/discursivas do espaço urbano. Quando se considera, no entanto, no cerne da questão, a presença feminina na representação deste espaço, nos deparamos com uma verdadeira lacuna de estudos que investiguem sobre o papel da mulher na cidade, se como personagem, nem tanto, no âmbito das obras literárias produzidas por mulheres, essa é uma temática muitíssimo escassa. Nessa perspectiva, tenho como interesse central de minhas preocupações nesta tese, a representação literária da cidade de Lisboa na literatura de autoria feminina, focalizando o romance A cidade de Ulisses, publicado em 2011 pela escritora portuguesa Teolinda Gersão. Em suma, meu objetivo foi investigar, na cartografia urbana, sob que formas, através de que canais, e em meio a que discursos, a mulher influi na construção do conhecimento histórico-literário sobre Lisboa. Não pretendi, porém, trabalhar no contexto de uma representação unívoca de uma identidade feminina essencializante; quis, antes, considerar as narrativas sob o prisma de um jogo de representações, de constantes desterritorializações e reterritorializações de identidades plurais, que favorecem à produtividade textual. Aos poucos, o que fui descobrindo é que o problema não era tanto a ausência da cidade nas obras de mulheres, mas que nossas indagações e reflexões sobre a cidade delas não deixava de ser eivada, na restrição do espaço urbano ao espaço público, por uma masculinidade analítica normativa na consideração dos textos. E como percorrer a cidade que não é de Ulisses, como se de Ulisses se tratasse? Se na cidade percorrida por homens, aproveitamos a resposta que dá a nossas perguntas, essa foi a dúvida-motriz e incessante que motivou o percurso que ora se apresenta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectLisboapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectLiteratura de autoria femininapt_BR
dc.subjectTeolinda Gersãopt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectLisbonpt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectFemale authorshippt_BR
dc.subjectTeolinda Gersãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA cidade (que não é) de Ulisses: o papel da mulher na cidade de papelpt_BR
dc.typeTesept_BR
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