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dc.creatorBicalho, Renata de Almeida-
dc.creatorPaula, Ana Paula Paes de-
dc.date.accessioned2018-12-03T16:23:42Z-
dc.date.available2018-11-30-
dc.date.available2018-12-03T16:23:42Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage894pt_BR
dc.citation.epage910pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512012000400008pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8173-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the role of junior enterprises in the administrators' training. This type of organization is usually associated to an exclusively positive reading, non-contradictory, and this is related to common sense with regard to the pedagogical importance of junior enterprises to the academic and professional training. The theoretical framework focuses on how, under the auspices of the administered world, violence is perceived as natural and essential to the subjects' training, in accordance with the status quo, and as a natural and needed response to the market capitalism relations. This study is a qualitative research, based on a case study developed through life history and using the hermeneutic-dialectic methodology for data analysis. Then, there's a discussion on the violence experienced in the academic-professional environment of junior enterprises; the naturalization of this violence; the actual purpose of these organizations, that is, fixation of administration ideology in the students; and the role of University – which is aimed at the critical training of the subjects or their training in accordance with the socioeconomic context. Finally, brief additional remarks are made.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é analisar o papel das empresas juniores na formação dos administradores. Tal tipo de organização geralmente é associado a uma leitura exclusivamente positiva, não contraditória, e a isso se relaciona ao senso comum a respeito da importância pedagógica das empresas juniores para a formação acadêmica e profissional. O referencial teórico versa sobre como, sob os auspícios do mundo administrado, as violências são apreendidas como naturais e essenciais para a formação dos sujeitos, em consonância com o status quo, e como reflexo natural e necessário das relações do capitalismo de mercado. Este estudo é uma pesquisa qualitativa, baseada em um estudo de caso desenvolvido a partir da história de vida e utilizou a metodologia hermenêutico-dialética para a análise dos dados. Em seguida, são discutidas as violências vivenciadas no ambiente acadêmico-profissional das empresas juniores; a naturalização dessas violências; o real propósito dessas organizações, isto é, é a encucação da ideologia da administração nos discentes; e o papel da Universidade – destinada à formação crítica dos sujeitos ou à sua formatação em consonância com o contexto socioeconômico. Por fim, são traçadas sucintas considerações adicionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofCadernos EBAPE.BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpresa júniorpt_BR
dc.subjectTeoria Críticapt_BR
dc.subjectViolência simbólicapt_BR
dc.subjectViolência interpessoalpt_BR
dc.subjectJunior enterprisept_BR
dc.subjectCritical Theorypt_BR
dc.subjectSymbolic violencept_BR
dc.subjectInterpersonal violencept_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleEmpresa Júnior e a reprodução da ideologia da Administraçãopt_BR
dc.title.alternativeJunior Enterprise and the reproduction of Administration ideologypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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