Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8136
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Estudos envolvendo linguagem e educação química.pdf191.63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorFlor, Cristhiane Cunha-
dc.creatorCassiani, Suzani-
dc.date.accessioned2018-11-29T10:29:27Z-
dc.date.available2018-11-28-
dc.date.available2018-11-29T10:29:27Z-
dc.date.issued2012-01-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage181pt_BR
dc.citation.epage193pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140112pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8136-
dc.description.abstractThe incorporation of the works of Lev S. Vigotsky to the researches in education on Sciences generated articulations between language and Scientific Edu cation in that which concerns the utilization and role of analogies in that context, and the utilization of talking, reading and writing in the context of the education of sciences, for example. With that setting, we have the proposal of showing a revision in the literature of the area of Scientific Education, doing a clipping of works that involve Brazilian studies, language and Chemical Education in classroom. Between the results, we find three main approachs: roles and operation of analogies in the education of Chemistry, analysis of discursives interactions in classroom and written and reading of scientific articles and scientific disclosure in the higher education.pt_BR
dc.description.resumoA incorporação dos trabalhos de Lev S. Vigotsky às pesquisas em ensino de Ciências gerou articulações entre linguagem e Educação Científica no sentido de se estudar a utilização e papel das analogias nesse contexto e o discurso, leitura e escri ta no âmbito do ensino de ciências, por exemplo. Diante desse cenário, temos como proposta apresentar uma revisão na literatura da área de Educação Científica, com recorte de trabalhos que envolvam estudos brasileiros, linguagem e educação química em sala de aula. Entre os resultados, encontramos três enfoques principais: papel e funcionamento de analogias no ensino de Química, análise de interações discursivas em sala de aula e escrita e leitura de artigos científicos e divulgação científica no ensi no superior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEducação químicapt_BR
dc.subjectLevantamento bibliográficopt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectChemical educationpt_BR
dc.subjectRevision in the literaturept_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleEstudos envolvendo linguagem e educação química no período de 2000 a 2008 - algumas consideraçõespt_BR
dc.title.alternativeStudies involving language and chemical education in the period of 2008 to 2010, some considerationspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.