https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8130
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tatianefeuteixeirasantiago.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Menezes, Paulo Henrique Dias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705154Y6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alcantara, Marlon Cesar de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4485012T2 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Alysson Miranda de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219923H6 | pt_BR |
dc.creator | Santiago, Tatiane Feu Teixeira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-29T10:27:43Z | - |
dc.date.available | 2018-11-27 | - |
dc.date.available | 2018-11-29T10:27:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8130 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to propose, organize and discuss a didactic sequence composed of a set of activities, at increasing levels of complexity, allowing the progressive development of the concept of the Center of Gravity, based on the cognitive model of Piaget and Garcia for conceptual changes. For this, the successive stages of the construction of causal knowledge, composed by the dialectical triads, namely, the intra, inter and trans-object stages were considered. This model of teaching allowed us to lead the students' possibilities of understanding at higher levels than we imagined, materialized in moments of instabilities, fluctuations and the subsequent encounter of balancing ideas. In this process of ruptures and transformations, the student is the active subject capable of amplifying, transforming and constructing the concept of Center of Gravity. The didactic sequence was applied in two classes of the second year of high school in a private school in a city in the interior of the state of Rio de Janeiro. During the application, the evolution of the concept of break-even point was examined in detail as an indicator capable of pointing out the students' understanding forms throughout the activities. The actions developed also allowed the reflection on the importance of the teacher intervention in the construction and application of the didactic sequence, as a teaching instrument capable of promoting learning. The results reveal that the uncertainty shared among students, and between them and the teacher, is a fundamental element in the process of balancing and unbalancing ideas, allowing the occurrence of conceptual change and the appropriation of the object of knowledge by the student in a more meaningful way, contributing to face the challenges of physics teaching in contemporary society. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é propor, organizar e discutir uma sequência didática composta por um conjunto de atividades, em níveis crescentes de complexidade, que permita o desenvolvimento progressivo do conceito de Centro de Gravidade com base no modelo cognitivo de Piaget e Garcia para mudanças conceituais. Para isso, foram consideradas as etapas sucessivas de construção de conhecimentos causais, compostas pelas tríades dialéticas, nas etapas, à saber: intra, inter e transobjetal. Este modelo de ensino permitiu conduzir as possibilidades de entendimentos dos alunos em níveis superiores aos que imaginávamos, concretizadas nos momentos de instabilidades, das flutuações e do posterior encontro da equilibração das ideias. Neste processo de rupturas e transformações, o aluno é o sujeito ativo capaz de ampliar, transformar e construir o conceito de Centro de Gravidade. A sequência didática foi aplicada em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular de um município do interior do estado do Rio de Janeiro. Durante a aplicação examinou-se em detalhes a evolução do conceito de ponto de equilíbrio como um indicador capaz de apontar as formas de entendimento dos alunos ao longo das atividades. As ações desenvolvidas possibilitaram ainda, a reflexão sobre a importância da intervenção docente na construção e aplicação da sequência didática enquanto instrumento de ensino capaz de promover a aprendizagem. Os resultados revelam que a incerteza compartilhada entre alunos, e entre eles e o professor, é elemento fundamental no processo de equilibração e desequilibração das ideias, permitindo a ocorrência da mudança conceitual e a apropriação do objeto de conhecimento pelo aluno de uma forma mais significativa, contribuindo para enfrentar os desafios do ensino de Física na sociedade contemporânea. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Modelo cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Centro de gravidade | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.subject | Cognitive model | pt_BR |
dc.subject | Gravity center | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Modelo de ensino para mudancas conceituais: desenvolvendo o conceito de centro de gravidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.