Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8073
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wagnerdiasrocha.pdf3.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Bruno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771135T8pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Baltazar Jonas Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718762J1pt_BR
dc.contributor.referee2Rizzuti, Bruno Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736582P9pt_BR
dc.creatorRocha, Wagner Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T13:04:01Z-
dc.date.available2018-11-19-
dc.date.available2018-11-23T13:04:01Z-
dc.date.issued2018-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8073-
dc.description.abstractThis work presents a proposal for an experimental approach to the Photoelectric Effect based on a didactic kit capable of demonstrating the occurrence (or not) of the phenomenon as a function of the variation of intensity and frequency of light incident on a receiving material. The main objective is to provide a differentiated alternative for building knowledge about the subject. The kit, made with LEDs and other low-cost components present in everyday life, is easy to reproduce and operate, and compact enough to enable the execution of practical activities in any classroom, and is therefore very useful mainly for students and teachers of secondary education, which often do not have laboratories and equipment, either by the restriction of access or even by the lack of them. With three applications in the classroom, a methodology was developed where two mutually exclusive hypotheses that present themselves as an explanation for the phenomenon are confronted experimentally. The validity of only one of these hypotheses is proven by the responses given to two post-activity questions. The obtained results demonstrate that the students were able to understand the operation of the kit, use it to carry out the proposed activity and build their own knowledge about the subject. In addition, the criticisms and suggestions collected at the end of the process demonstrate that there has been considerable acceptance of the proposal by the parties. In order to make it accessible to physics teachers interested in its use, two scripts are additionally provided, one describing step by step the assembly of the kit and the other supporting the execution of the proposed experimental activity.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de abordagem experimental para o Efeito Fotoelétrico baseada em um kit didático capaz de demonstrar a ocorrência (ou não) do fenômeno em função da variação de intensidade e de frequência da luz incidente sobre um material receptor. O principal objetivo é fornecer uma alternativa diferenciada para a construção do conhecimento sobre o assunto. O kit, elaborado com LEDs e outros componentes de baixo custo presentes no cotidiano, é de fácil reprodução e operação, além de compacto o suficiente para viabilizar a execução de atividades práticas em qualquer sala de aula, sendo assim muito útil principalmente para alunos e professores do Ensino Médio, os quais muitas vezes não dispõem de laboratórios e equipamentos, seja pela restrição de acesso ou até mesmo pela inexistência destes. Com três aplicações em sala de aula, desenvolveu-se uma metodologia onde duas hipóteses excludentes entre si e que se apresentam como explicação para o fenômeno são confrontadas experimentalmente. A validade de somente uma dessas hipóteses é comprovada pelas respostas dadas a dois questionamentos pós-atividade. Os resultados obtidos demonstram que os alunos conseguiram compreender o funcionamento do kit, utilizá-lo para realizar a atividade proposta e construir eles próprios o seu conhecimento sobre o assunto. Além disso, as críticas e sugestões coletadas ao final do processo demonstram que houve uma aceitação considerável da proposta pelos mesmos. A fim de torná-la acessível aos professores de Física interessados na sua utilização, são fornecidos adicionalmente dois roteiros, sendo que um descreve passo a passo a montagem do kit e o outro dá suporte à execução da atividade experimental proposta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Física (SBF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAbordagem experimentalpt_BR
dc.subjectEfeito fotoelétricopt_BR
dc.subjectLEDspt_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectExperimental approachpt_BR
dc.subjectPhotoelectric effectpt_BR
dc.subjectLEDspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleUma proposta de abordagem experimental para o efeito fotoelétrico: construindo conceitos de física moderna e contemporânea com LEDs e outros componentes de baixo custopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.