Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8059
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
douglascoelhobragadeoliveira.pdf18.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Rodrigo Luis de Souza da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769102Z1pt_BR
dc.contributor.referee1Giraldi, Gilson Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727553E2pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Marcelo Bernardes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763472P6pt_BR
dc.creatorOliveira, Douglas Coelho Braga de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4377839Y7pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T12:48:28Z-
dc.date.available2018-11-23-
dc.date.available2018-11-23T12:48:28Z-
dc.date.issued2018-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8059-
dc.description.abstractAugmented Reality (AR) is a technology that allows combining three-dimensional virtual objects with an environment predominantly real in a way to build a new environment where both real and virtual objects can interact with each other in real-time. To do this, it is required to nd the pose of the observer (camera, HMD, smart glasses etc) in relation to a global coordinate system. Commonly, some well known physical object, called marker, is used to de ne the referential for both virtual objects and the observer's position. The Simultaneous Localization and Mapping (SLAM) problem borns from robotics community as a way to build truly autonomous robots by allowing they to localize themselves while they build a map of the observed scene from the input data of their coupled sensors. SLAM-based Augmented Reality is an active and evolving research line. The main contribution of the SLAM to the AR is to allow applications on unprepared environments, i.e., without markers. However, by eliminating the marker object, we lose the referential for virtual object projection and the main source of interaction between real and virtual elements. Although the generated map can be processed in order to nd a known structure, e.g. a predominant plane, to use it as the referential system, this still not solve for interactions. In the recent literature, we can found works that integrate an object recognition system to the SLAM in a way the objects are incorporated into the map. The SLAM map is frequently assumed to be static, due to limitations on techniques involved, so that on these works the object is just used to provide semantic information about the scene. In this work, we propose a new framework that allows estimating simultaneously the camera and object positioning for each camera image in real time. In this way, each object is independent and can move through the map as well as in the marker-based methods but with the SLAM advantages kept. We develop our proposed framework over a stateof- the-art SLAM system in order to evaluate our proposal and demonstrate potentials application in Augmented Reality.pt_BR
dc.description.resumoRealidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite combinar objetos virtuais tridimensionais com um ambiente predominantemente real, de forma a construir um novo ambiente onde os objetos reais e virtuais podem interagir uns com os outros em tempo real. Para fazer isso, é necessário encontrar a pose do observador (câmera, HMD, óculos inteligentes, etc.) em relação a um sistema de coordenadas global. Geralmente, algum objeto físico conhecido é usado para marcar o referencial para as projeções e para a posição do observador. O problema de Localização e Mapeamento Simultâneo (SLAM) se origina da comunidade de robótica como uma condição necessária para se construir robôs verdadeiramente autônomos, capazes de se auto localizarem em um ambiente desconhecido ao mesmo tempo que constroem um mapa da cena observada a partir de informações capturadas por um conjunto de sensores. A principal contribuição do SLAM para a RA é permitir aplicações em ambientes despreparados, ou seja, sem marcadores. No entanto, ao eliminar o marcador, perdemos o referencial para a projeção dos objetos virtuais e a principal fonte de interação entre os elementos reais e virtuais. Embora o mapa gerado possa ser processado a fim de encontrar uma estrutura conhecida, como um plano predominante, para usá-la como referencial, isso ainda não resolve a questão das interações. Na literatura recente, encontramos trabalhos que integram um sistema de reconhecimento de objetos ao SLAM e incorporam tais objetos ao mapa. Frequentemente, assume-se um mapa estático, devido às limitações das técnicas envolvidas, de modo que o objeto é usado apenas para fornecer informações semânticas sobre a cena. Neste trabalho, propomos um novo framework que permite estimar simultaneamente a posição da câmera e de objetos para cada quadro de vídeo em tempo real. Dessa forma, cada objeto é independente e pode se mover pelo mapa livremente, assim como nos métodos baseados em marcadores, mas mantendo as vantagens que o SLAM fornece. Implementamos a estrutura proposta sobre um sistema SLAM de última geração a fim de validar nossa proposta e demonstrar a potencial aplicação em Realidade Aumentada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRastreamento de objetospt_BR
dc.subjectMapa dinâmicopt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectObject trackingpt_BR
dc.subjectDynamic mappt_BR
dc.subjectGraph optimizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleDynamic-object-aware simultaneous localization and mapping for augmented reality applicationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.