https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8055
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estudo e caracterização do pensamento docente espontâneo .pdf | 308.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lopes, José Guilherme da Silva | - |
dc.creator | Silva Junior, Luiz Alberto | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T12:45:33Z | - |
dc.date.available | 2018-09-17 | - |
dc.date.available | 2018-11-23T12:45:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-01 | - |
dc.citation.volume | 16 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 131 | pt_BR |
dc.citation.epage | 148 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8055 | - |
dc.description.abstract | Spontaneous teaching thinking is a form of knowledge characteristic of school experience, in which students appropriate of practices by teachers who have gone through their lives and put them into action when they become teachers themselves. Several authors have pointed to the limitations of this knowledge, since it is validated by common sense. In this sense, the present study aimed to verify, through interview and questionnaire methodology, whether the freshmen students in degree course in Chemistry have typical spontaneous conceptions of teaching thinking. To characterize it, we used the framework of didactic models by Garcia Perez. Supported on Textual Discourse Analysis, we observed that students actually bring ideas about teaching based on their experience in basic education, particularly as to the evaluation process. | pt_BR |
dc.description.resumo | O pensamento docente espontâneo é um saber docente característico da vivência escolar, no qual o estudante se apropria de práticas de professores que passaram por sua vida e as coloca em ação quando se torna professor. Diversos autores têm apontado para a limitação desse saber, uma vez que é validado pelo senso comum. Nesse sentido, o presente trabalho buscou verificar, através de questionário e entrevista, se os estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Química possuem concepções características do pensamento docente espontâneo. Para caracterizá-lo, utilizamos o referencial dos modelos didáticos de Garcia Pérez. Apoiados na Análise Textual Discursiva, observamos que os estudantes, de fato, trazem ideias sobre a docência baseadas em sua experiência na educação básica, principalmente sobre o processo avaliativo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pensamento docente espontâneo | pt_BR |
dc.subject | Modelos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Spontaneous teaching thinking | pt_BR |
dc.subject | Didactic models | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Estudo e caracterização do pensamento docente espontâneo de ingressantes de um curso de licenciatura em química | pt_BR |
dc.title.alternative | Study and characterization of spontaneous teaching thinking at an undergraduate chemistry course | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.