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dc.creatorSilva, Nara Liana Pereira-
dc.creatorDessen, Maria Auxiliadora-
dc.creatorBarbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-11-23T12:41:12Z-
dc.date.available2018-09-12-
dc.date.available2018-11-23T12:41:12Z-
dc.date.issued2015-05-
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage297pt_BR
dc.citation.epage308pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1413-82712015200210pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8046-
dc.description.abstractThis study aims to compare the dyadic adjustment between couples with a child with intellectual disabilities and couples with children with typical development identifying the associations of this variable with characteristics of the functioning of the family system. The study included 101 families, 80 of them with children with typical development and 21 of them with one of the children with intellectual disabilities. The instruments used were Family Characteristics Questionnaire and Dyadic Adjustment Scale - DAS. The results show that the marital relationship, in both groups, is good and there are no significant differences regarding the dyadic adjustment between couples. The analysis of the dimensions of the DAS shows significant correlation, positive and moderate, but only in relation to the variable Affect Expression. The data indicate that the child's disability is not a hindrance to the couple dyadic adjustment, a fact that should be further investigated in Brazilian families.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visa comparar o ajustamento diádico entre casais com um filho com deficiência intelectual e casais com filhos com desenvolvimento típico, identificando as associações dessa variável com características do funcionamento do sistema familiar. Participaram do estudo 101 famílias, sendo 80 com filhos com desenvolvimento típico e 21 com um dos filhos com deficiência intelectual. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização do Sistema Familiar e a Escala de Ajustamento Diádico - EAD (DAS - Dyadic Adjustment Scale). Os resultados mostram que o relacionamento conjugal, em ambos os grupos, é bom e não há diferenças significativas quanto ao ajustamento diádico entre os casais. A análise das dimensões da EAD mostra correlação significativa, positiva e moderada, apenas para Expressão de Afeto. Os dados indicam que a deficiência do filho não constitui empecilho ao ajustamento diádico do casal, fato que deveria ser melhor investigado em famílias brasileiras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsico-USFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectAjustamento diádicopt_BR
dc.subjectConflito conjugalpt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento típicopt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectDyadic adjustmentpt_BR
dc.subjectMarital conflictpt_BR
dc.subjectIntellectual disabilitypt_BR
dc.subjectTypical developmentpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleAjustamento conjugal: comparação entre casais com e sem filhos com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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