Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8024
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lidianaaparecidabrigida.pdf1.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710191Z3pt_BR
dc.contributor.referee1Condé, Eduardo Antonio Salomão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784127Y0pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Michelle Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559977E4pt_BR
dc.creatorBrigida, Lidiana Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T12:22:30Z-
dc.date.available2018-10-24-
dc.date.available2018-11-23T12:22:30Z-
dc.date.issued2018-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8024-
dc.description.abstractThe present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd /UFJF). The management case to be studied will discuss the peer tutoring Program at the Federal University of Juiz de Fora. The objectives defined for this study are: to propose actions to enable the adoption of evaluation and monitoring procedures of the UFJF Monitoring Program; describe the program's operating policy; analyze and understand the vision of fellows and teachers-counselors about the Program and propose a systematic process of evaluation of the peer tutoring. The specific objectives add the possibility of raising administrative and / or pedagogical actions that may strengthen the UFJF peer tutoring. It is assumed that the lack of evaluation and monitoring mechanisms of its peer tutoring Program reflects the effectiveness, efficiency and effectiveness of its management. For that, the research uses as work methodology the qualitative approach, organized in the form of a case study, carrying out the data collection from and as instruments semi-structured interviews, bibliographical and documentary research. In view of the aforementioned objectives, the institutional context of the UFJF peer tutoring Program is presented. Next, the proposed research problem is analyzed. Finally, an Educational Action Plan (PAE) is presented, which aims to develop, based on the empirical and theoretical evidences raised by the research, a systematized evaluation and monitoring process for the UFJF peer tutoring Program.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discute o Programa de Monitoria na Universidade Federal de Juiz de Fora. Os objetivos definidos para este estudo são: propor ações para possibilitar a adoção de procedimentos de avaliação e monitoramento do Programa de Monitoria da UFJF; descrever a política de funcionamento do Programa; analisar e compreender a visão dos bolsistas e professores-orientadores sobre o Programa, além de propor um processo sistematizado de avaliação do Programa de Monitoria. Aos objetivos específicos acrescenta-se a possibilidade de levantar ações administrativas e/ou pedagógicas que possam fortalecer o Programa de Monitoria da UFJF. Assume-se como hipótese que a falta de mecanismos de avaliação e monitoramento do Programa de Monitoria reflete na eficácia, eficiência e efetividade de sua gestão. Para tanto, a pesquisa se utiliza da abordagem qualitativa como metodologia de trabalho, organizada sob a forma de um estudo de caso, realizando o levantamento de dados a partir de entrevistas semiestruturadas, e pesquisa bibliográfica e documental. Diante dos objetivos expostos, apresenta-se, em um primeiro momento, o contexto institucional do Programa de Monitoria da UFJF. Em seguida, analisa-se o problema de pesquisa. Por fim, é apresentado um Plano de Ação Educacional (PAE), que tem por objetivo desenvolver, fundamentado nas evidências empíricas e teóricas levantadas pela pesquisa, um processo sistematizado de avaliação e monitoramento para o Programa de Monitoria da UFJF.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da graduaçãopt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectGraduation managementpt_BR
dc.subjectPeer tutoringpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão de programas de graduação: o caso do Programa de Monitoria na Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.