Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7980
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizarthurrodriguesdemello.pdf3.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Hernandes, Júlio Akashi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760554J4pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Álvaro José Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781784D2pt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, Giovana Trevisan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769687U8pt_BR
dc.creatorMello, Luiz Arthur Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756457H8pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-13T13:27:27Z-
dc.date.available2018-11-12-
dc.date.available2018-11-13T13:27:27Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7980-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to present educators at schools in the public and private sectors alternatives to produce low-cost electromagnetic induction laboratory equipment with comparable quality to the equipment available in the market, as well as presenting a methodology to take advantage of this material. The teacher is challenged to change from the mechanized traditional method to a format where the student is led to interact with the equipment of the laboratory, to formulate hypotheses about the observed phenomena, to discuss these hypotheses with colleagues and to present results. We present a planning with activities of inquirybased science education, transferring the focus of the learning to the student and enabling their active participation in the process of learning. Teachers and students dialogue and build knowledge from this interaction. The product of this dissertation includes a step-by-step construction of a Tesla Mini-coil, a coil with four thousand wire loops connected to LEDs, a Foucault tube and a flat coil, and propose experiments to use such equipment. We used the POE methodology (predict, observe, explain) in the activity with the Tesla Mini-coil and activities focused on investigation for the other experiments. When applying the product in the schools where the author works, it was possible to perceive that the results were positive, with an increase in student interest, improvement in the relation with the teacher and ease of formalizing the concepts in the theoretical classes.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa dissertação é apresentar a educadores de escolas da rede pública e particular alternativas para a produção de equipamentos para laboratório de indução eletromagnética de custo reduzido e com qualidade comparável aos equipamentos disponíveis no mercado, além de apresentar uma metodologia para aproveitar esse material. O docente é desafiado a mudar do método tradicional, mecanizado, para um formato onde o aluno é levado a interagir com os equipamentos de laboratório, levantar hipóteses para fenômenos observados, discutir essas hipóteses com colegas e apresentar resultados. Apresentamos um planejamento com atividades de Ensino por Investigação, transferindo o foco da aprendizagem para o aluno e possibilitando a sua participação ativa no processo de aquisição do conhecimento. Docentes e discentes dialogam e constroem o conhecimento a partir dessa interação. O produto dessa dissertação inclui um passo-a-passo para construção de uma Mini-bobina de Tesla, uma bobina com quatro mil espiras ligada a diodos LED, um tubo de Foucault e uma bobina chata, além de propor experimentos para utilizar esses equipamentos. Utilizamos a metodologia POE (prever, observar, explicar) na atividade com a Mini-bobina de Tesla e atividades voltadas ao Ensino por Investigação para os demais experimentos. Ao aplicar o produto nas escolas onde o autor trabalha foi possível perceber que os resultados foram positivos, com aumento do interesse dos alunos, melhora na relação com o docente e facilidade para formalizar os conceitos nas aulas teóricas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Física (SBF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectLaboratório de físicapt_BR
dc.subjectIndução eletromagnéticapt_BR
dc.subjectInquiry-based science educationpt_BR
dc.subjectPhysics laboratorypt_BR
dc.subjectElectromagnetic inductionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleProposta de atividades de ensino por investigação em laboratório de indução eletromagnéticapt_BR
dc.title.alternativeProposal of inquiry-based science education activities in the electromagnetic induction laboratorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.