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dc.creatorFaria, Elaine Leporate Barroso-
dc.creatorMourão Júnior, Carlos Alberto-
dc.date.accessioned2018-11-06T13:32:03Z-
dc.date.available2018-11-06-
dc.date.available2018-11-06T13:32:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.citation.volume33pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage288pt_BR
dc.citation.epage303pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932013000200004pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7942-
dc.description.abstractThis study discusses the relation between the working memory and the readers' performance on written texts comprehension tasks, aiming to investigate the relation between the working memory and reading comprehension by identifying the theoretical foundation that supports the hypothesis that the working memory, a component of the executive function of the brain, is associated to abilities of reading comprehension. The working memory resources seem to affect the individual ability to perform many of the processes associated to the construction of the text representation, such as the integration and inference processes. Failures in the processing variables and knowledge can lead to comprehension difficulties such as inefficient lexical processing, impaired ability of inference and the ability of comprehension monitoring besides working memory limitations.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo discute a relação entre a memória de trabalho e o desempenho dos leitores em tarefas de compreensão de textos escritos, e tem como objetivo investigar a relação entre memória de trabalho e compreensão da leitura através da identificação dos fundamentos teóricos que sustentam a hipótese de que a memória de trabalho, componente da função executiva do cérebro, esteja associada a habilidades de compreensão da leitura. Os recursos da memória de trabalho parecem afetar a capacidade individual de realizar muitos dos processos associados à construção da representação de texto, como os processos de integração e de inferência. Falhas em variáveis de processamento e de conhecimento podem levar a dificuldades de compreensão que abrangem processamento lexical ineficiente, prejuízo na habilidade de inferência e na capacidade de monitoramento da compreensão, além de limitações da memória de trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Ciência e Profissãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessos cognitivospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCompreensão da leiturapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectCognitive memorypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleOs recursos da memória de trabalho e suas influências na compreensão da leiturapt_BR
dc.title.alternativeWorking memory and reading comprehensionpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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