Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/793
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renatoafonsorezende.pdf358.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Gilcélia Regiane de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706132P1pt_BR
dc.creatorRezende, Renato Afonso-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4846244E0pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T13:33:17Z-
dc.date.available2016-02-18-
dc.date.available2016-02-26T13:33:17Z-
dc.date.issued2014-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/793-
dc.description.abstractThis work is aimed at mathematics teachers of basic education, in order to extend the study of financial mathematics in high school with no increase in the content already so extensive of the minimum curriculum, for this, we must show our students through studies that the arithmetic and geometric progressions can solve numerous problems of ?nancial mathematics, thus showing an application of this content into something that will make part of the daily life of our students. When finishing reading this work, the reader should be able to make decisions about a purchase in cash or term and whether or not perform compensatory anticipations of portions of a financing, differentiate equivalent and proportional rates, among other things. At the end of this paper, some exercises will be presented to be solved using the concepts previously described in the text.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é direcionado a professores de matemática da educação básica, com o intuito de ampliar o estudo da matemática financeira no ensino médio sem que tenhamos que aumentar o conteúdo já tão extenso do currículo mínimo, para isso devemos mostrar aos nossos alunos que através dos estudos de funções e das progressões aritmética e geométrica podemos resolver inúmeros problemas de matemática financeira, mostrando assim uma aplicação desses conteúdos em algo que certamente fará parte do dia a dia da vida de nossos discentes. Ao terminar a leitura desta obra, o leitor deverá ser capaz de realizar decisões sobre uma compra à vista ou a prazo e se é compensatório realizar ou não antecipações de parcelas de um financiamento, diferenciar taxas proporcionais e equivalentes entre outras coisas. Ao final deste trabalho serão apresentados alguns exercícios para que sejam resolvidos utilizando os conceitos previamente descritos no texto.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanceirapt_BR
dc.subjectJurospt_BR
dc.subjectPrestaçõespt_BR
dc.subjectFinancialpt_BR
dc.subjectInterestpt_BR
dc.subjectPaymentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEnsino da matemática financeira na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.