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dc.contributor.advisor1Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796981H4pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Mauro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785063U3pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rubens-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798779E9pt_BR
dc.creatorFaria, Jeniffer de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481053J5pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T13:19:31Z-
dc.date.available2016-02-17-
dc.date.available2016-02-26T13:19:31Z-
dc.date.issued2014-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/778-
dc.description.abstractImmersed in a research project that provided education in environmental education processes, this research sought to understand how these educational activities have approached the subjects involved. So we had to point out the challenges and opportunities / potential of a methodological process of construction for Environmental Education Programs in licensing from an experience report. The theoretical and methodological premises that supported this research are guided in a critical perspective. Also, emancipatory Environmental Education is linked to its methodological development in a participatory manner in Projects and Programs implemented over an environmental license. By using the methodological strategy of ethnographic qualitative research style, it means an adaptation of ethnography when the focus refers to studies of educational processes. It was possible to observe and analyze some elements which is believed to be methodological relevant to this proposal. Among the main aspects pointed, it was identified at the time as the main challenge in implementing the EEP. However, many possibilities such as learning, reflecting, questioning, participating, and meeting reality itself were experienced. And even discovering local potential as the relationship that subjects have with the place where they live and organized local leaderships and related to religious groups. Such aspects are configured as a strong ally to understand the reasons which led people to continue or not the movement undertaken by the EEP. And also to demonstrate the extent to which a participatory approach is consistent with the reality of the people involved and the goals of emancipatory proposal and criticism of Environmental Education in implementing an EEP in licensing.pt_BR
dc.description.resumoImersa em um Projeto de Pesquisa que propiciou processos educativos em Educação Ambiental, a presente pesquisa procurou compreender de que forma tais ações educativas tocaram os sujeitos envolvidos. Assim, tivemos como objetivo apontar os desafios e as possibilidades/potencialidades de um processo de construção metodológica para Programas de Educação Ambiental no licenciamento, a partir de um relato de experiência. As premissas teórico-metodológicas que embasaram a presente pesquisa pautam-se na perspectiva crítica, emancipatória de Educação Ambiental, atrelada ao seu desenvolvimento metodológico de forma participativa em Projetos e Programas executados no decorrer de um licenciamento ambiental. Ao utilizar como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, ou seja, uma adaptação da etnografia quando o foco refere-se aos estudos dos processos educativos, pudemos observar, narrar e analisar alguns elementos os quais julgamos pertinentes na constituição da proposta metodológica que se pretende construir. Dentre os principais aspectos levantados, podemos apontar o tempo como principal desafio na implementação de um PEA. Apesar disso, inúmeras foram as possibilidades propiciadas como aprender, refletir, questionar, participar, conhecer a própria realidade, assim como descobrir potencialidades locais a relação que os sujeitos estabelecem com o lugar onde vivem e as lideranças locais organizadas e relacionadas a grupos religiosos. Tais aspectos se configuram como um forte aliado para compreender os motivos que levaram as pessoas a darem prosseguimento, ou não, ao movimento empreendido pelo PEA e comprovar em que medida as estratégias participativas são condizentes com a realidade dos sujeitos prioritários envolvidos e os objetivos de proposta emancipatória e crítica de Educação Ambiental implementada no decorrer de um licenciamento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectLicenciamentopt_BR
dc.subjectMetodologia participativapt_BR
dc.subjectEnvironmental Education Programpt_BR
dc.subjectLicensept_BR
dc.subjectParticipatory methodologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePrograma de educaçãoambiental no licenciamento: retrato de um processo de construção metodológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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