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A moda no MASP de Pietro Maria Bardi (1947-1987).pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorBonadio, Maria Claudia-
dc.date.accessioned2018-10-08T17:51:29Z-
dc.date.available2018-09-19-
dc.date.available2018-10-08T17:51:29Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.citation.volume22pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage35pt_BR
dc.citation.epage70pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-47142014000200003pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7739-
dc.description.abstractThe aim of this article is highlight the centrality of actions related to fashion and the formation of the Costume Section at the São Paulo Museum of Art in Pietro Maria Bardi's project of Museum and his art conception during 1947-1987. I will observe too how such actions were relevant to the proposition of a visual and a history to the national fashion. I will demonstrate, as the trajectory of PM Bardi in Italy, specially his role as gallerist and art dealer, journalist, as his contact with the Facist ideology directly influenced in their actions in the field of fashion and arts, and to his intellectual formation. And, as such ideas and experiences will be key to direct his activities at MASP and in particular as regards the initiatives in the design area. Further notice, as the Bardi's actions in the field of fashion design were also influenced by the ideas propagated by the Bauhaus, and Le Corbusier, as well as its foreign gaze which ultimately lead him to recover in initiatives relating to design the Brazilian culture and traditions, which ends up generating a production that dialogues with Brazilian modernism, since it uses international experience to enhance the national.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é evidenciar a centralidade das ações ligadas à moda e à formação da Seção de Costumes do MASP no projeto de museu e na concepção de arte de Pietro Maria Bardi no período 1947-1987, e como tais ações teriam sido relevantes para a instituição de uma visualidade e uma história para a moda nacional. Demonstra-se como a trajetória de P. M. Bardi na Itália, ou seja, sua atuação como galerista e comerciante de artes, jornalista, bem como seu contato com a ideologia e as ações do Regime Fascista no campo das artes e da moda, influenciou diretamente suas ações em relação ao design de moda. Essas ideias e experiências foram fundamentais para direcionar sua atuação no MASP e, em especial suas iniciativas na área do design. Nota-se ainda como a atuação de Bardi no campo do design de moda foi também influenciada pelas ideias propagadas pela Bauhaus e Le Corbusier, assim como por seu olhar estrangeiro, que acaba por levá-lo a recuperar, nas referentes iniciativas, as tradições e a cultura brasileiras, gerando uma produção que dialoga com o modernismo brasileiro, uma vez que usa a experiência internacional para valorizar o nacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do Museu Paulista: História e Cultura Materialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseu de Arte de São Paulo (MASP)pt_BR
dc.subjectPietro Maria Bardipt_BR
dc.subjectModa brasileirapt_BR
dc.subjectDesign de modapt_BR
dc.subjectSeção de costumespt_BR
dc.subjectSão Paulo Art Museum (MASP)pt_BR
dc.subjectPietro Maria Bardipt_BR
dc.subjectBrazilian fashionpt_BR
dc.subjectFashion designpt_BR
dc.subjectCostume departmentpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleA moda no MASP de Pietro Maria Bardi (1947-1987)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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