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dc.creatorSantos, Raphael Bispo dos-
dc.date.accessioned2018-10-05T18:04:39Z-
dc.date.available2018-09-13-
dc.date.available2018-10-05T18:04:39Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage237pt_BR
dc.citation.epage266pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0104-93132015v21n2p237pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7702-
dc.description.abstractDuring the 1970s and 1980s, a group of erotic dancers known as the Chacretes gained notoriety in Brazilian television. As well as being stagehands for the host Chacrinha during his talk show, they were also players in a growing erotic market. This article takes a step back from the pinnacle of their stardom to analyse how these dancers came to occupy this market niche. It aims to analyse the selection process these dancers were submitted to, focusing mainly on the requirements for becoming show business women on TV. Its main argument is that genders, bodies and eroticisms become enmeshed in the construction of the television image of these women, and that they are made explicit in the processes that regulate the recruitment and exposition of their images. The emphasis on the bodily aesthetic of the Chacretes trigger a varied constellation of social markers of difference (such as gender, age, colour/race, sexuality, class, etc.), all which intersect as a function of criteria of distinction, making some bodies more desirable than others, as some became the objects of recruitment and attention while others do not.pt_BR
dc.description.resumoDurante os anos 1970 e 1980, um conjunto de dançarinas sensuais, as chacretes, ganhou destaque na televisão. Além de auxiliar o apresentador Chacrinha em programas de auditório, compunha paralelamente um crescente mercado erótico. Este artigo procura dar um passo atrás no auge do estrelato e compreender como as dançarinas chegavam a esse nicho de mercado. A ideia é analisar os processos de seleção a que foram submetidas, enfocando principalmente os requisitos necessários para se tornarem uma dessas mulheres do show business televisivo. O fio argumentativo central do artigo é que gêneros, corpos e erotismos se entrelaçam na construção da figura televisiva dessas mulheres e se explicitam nos processos que regulam o recrutamento e a exposição de suas imagens. A importância dada à estética corporal das chacretes acionava assim uma plêiade variada de marcadores sociais da diferença (como o gênero, a idade, a cor/raça, a sexualidade, a classe etc.) que, quando em interseção, operavam como critérios de distinção, tornando alguns corpos mais desejáveis do que outros, sendo alguns deles alvo de recrutamento e atenção e outros não, nesse contexto das artes populares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofManapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectCarreiras artísticaspt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectEroticismpt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectArtistic careerspt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleVivendo do rebolado: feminilidades, corpos e erotismos no show business televisivopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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