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dc.creatorOliveira, Andriele Monteiro de-
dc.creatorBarbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-10-05T17:54:59Z-
dc.date.available2018-09-11-
dc.date.available2018-10-05T17:54:59Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage585pt_BR
dc.citation.epage594pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193910pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7700-
dc.description.abstractTo analyze factors related to underachievement of intellectually gifted students, a study based on the Bioecological Theory was conducted. Firstly, information from a database of a gifted identification program was utilized to screen these students. Two students were identified. They reached 95 percentile or upper in the BPR-5 or in one of their subtests and had an average grade below the school´s average. One of the students participated in the second phase. One family member, one peer and one educator - who best knew the student - were identified by the student and participated in a semi-structured interview. Low motivation to learn was the main obstacle to unlocking the student´s potential. There is evidence that the school curriculum and family of the student have not been able to motivate the student to learn. The limitations, especially those related to the concept of underachieving gifted, and implications of the study will be analyzed.pt_BR
dc.description.resumoPara analisar fatores relacionados ao baixo desempenho escolar de alunos com dotação intelectual (underachieving), foi realizado um estudo bioecológico. Na primeira etapa, informações de um banco de dados de um programa de dotação foram utilizadas para rastrear esses estudantes. Foram identificados dois alunos que atingiram o percentil 95 ou superior em um teste padronizado de raciocínio e possuíam nota média inferior à média escolar. Um deles participou da segunda etapa e também indicou integrantes significativos de seu microssistema - familiar, colega da sala de aula e educador - para serem entrevistados. Baixa motivação para aprender parece ser a principal explicação da discrepância entre capacidade intelectual e desempenho escolar. Há evidências de que o currículo escolar e a família não têm sido capazes de promover motivação intrínseca para aprender. As limitações, especialmente aquelas relacionadas ao conceito de underachieving, e as implicações do estudo são apresentadas no artigo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSuperdotadospt_BR
dc.subjectBaixo rendimento escolarpt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectGiftedpt_BR
dc.subjectAcademic failurept_BR
dc.subjectIntelligencept_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleUma análise bioecológica do baixo desempenho escolar de estudantes com dotação intelectualpt_BR
dc.title.alternativeA bioecological analysis of underachieving gifted studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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