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dc.creatorBicalho, Maria Gabriela Parenti-
dc.creatorSouza, Maria Celeste Reis Fernandes-
dc.date.accessioned2018-10-05T17:43:50Z-
dc.date.available2018-09-19-
dc.date.available2018-10-05T17:43:50Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.citation.volume40pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage617pt_BR
dc.citation.epage635pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022014005000012pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7697-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta resultados de uma investigação que buscou compreender a relação com o saber de estudantes universitários, utilizando como referencial a teoria da relação com o saber de Bernard Charlot. O campo de pesquisa foi uma universidade comunitária localizada em um município de porte médio do estado de Minas Gerais, sendo que os sujeitos da pesquisa foram 400 estudantes de 24 cursos de graduação. A coleta de dados foi realizada por meio dos balanços de saber, instrumento proposto por Bernard Charlot, que consiste na demanda da produção de um texto a respeito das aprendizagens do sujeito. Após a apresentação dos aspectos quantitativos da classificação das aprendizagens evocadas pelos estudantes, o artigo discute a preponderância das aprendizagens ligadas ao desenvolvimento pessoal e utiliza as categorias mobilização e sentido para aprofundar a compreensão dos relatos produzidos pelos estudantes nos balanços de saber. Conclui que a relação com o saber dos sujeitos da pesquisa está baseada na valorização das aprendizagens ligadas a seu desenvolvimento pessoal, inclusive ao tratarem do que aprenderam na universidade, e que uma parcela deles consegue reconhecer as especificidades dessa instituição como espaço de aprendizagem. A pesquisa identificou três polos nos quais se organizam os sentidos atribuídos pelos estudantes à formação universitária: a conquista de uma vida melhor, a transformação da maneira de ver o mundo e a mobilização em relação ao saber em si.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectRelação com o saberpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleRelação com o saber de estudantes universitários: aprendizagens e processospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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