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Pesquisas sobre infâncias, formação de professores e linguagens.pdf251.29 kBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorMoreira, Ana Rosa Picanço-
dc.creatorMicarello, Hilda-
dc.creatorSchapper, Ilka-
dc.creatorSantos, Núbia Schaper-
dc.date.accessioned2018-10-05T17:30:29Z-
dc.date.available2018-09-12-
dc.date.available2018-10-05T17:30:29Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage22pt_BR
dc.citation.epage27pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/1340pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7687-
dc.description.abstractThis article discusses the relationships between the concepts of subject and education based on studies conducted by the research group LEFoPI/UFJF. This is from the historical-cultural approach, based on the ideas of Vygotsky and Bakhtin that discusses the processes of construction of subjectivity that emerge in relations between adults and children and among children mediated cultural productions of these subjects in contexts of early childhood education and early years of elementary school, having the language as central subject. These processes are investigated through two projects: (1) research-intervention in critical perspective of collaboration with day care professionals in continuous formation; (2) longitudinal study, which seeks to understand the experience of a group of children in the transition from the stage of early childhood education and elementary school, focusing, especially, reading. The studies point to the importance of reflection on practice and the practice of reflection in a circumscribed movement to the historical-cultural context of each subject.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda as relações entre as concepções de sujeito e educação com base nos estudos realizados pelo grupo de pesquisa LEFoPI/UFJF. A partir da abordagem histórico-cultural, calcada nas ideias de Vigotski e Bakhtin, discute os processos de construção de subjetividade que emergem nas relações entre adultos e crianças e entre crianças mediadas pelas produções culturais desses sujeitos nos contextos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, tendo a linguagem como eixo central. Esses processos são investigados mediante dois projetos: (1) pesquisa-intervenção na perspectiva crítica de colaboração com profissionais de creche em formação continuada; (2) estudo longitudinal, que busca compreender a experiência de um grupo de crianças na transição entre a etapa da educação infantil e o ensino fundamental, focalizando especialmente a leitura. Os estudos chamam a atenção para a importância da reflexão sobre a prática e a prática da reflexão, em um movimento circunscrito ao contexto histórico-cultural de cada sujeito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofFractal: Revista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.subjectCultural-historical perspectivept_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectTraining of teacherspt_BR
dc.subjectLanguagespt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titlePesquisas sobre infâncias, formação de professores e linguagens: diálogos com a perspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.title.alternativeResearch on childhood, teacher education and languages: dialogues with the cultural-historical perspectivept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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