https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7684
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Experiência homossexual no contexto escolar.pdf | 310.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferrari, Anderson | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T17:18:59Z | - |
dc.date.available | 2018-09-19 | - |
dc.date.available | 2018-10-05T17:18:59Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 101 | pt_BR |
dc.citation.epage | 116 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.36461 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7684 | - |
dc.description.abstract | In this article, we start discussing a letter from a teenage student to her Science teacher, attributing to this relation and to the school meanings pervaded by knowledge/power. This letter invites us to think how we are constructed as subjects of desire and how we activate knowledge in order to produce the knowledge about ourselves, taking ourselves as an object of investigation. In this way, the focal question of this article is what makes subjects, subjects of a specific sexuality, what makes a homosexual subject. This is a contemporary question, one that starts at the present in order to question the idea of the homosexual experience as a tense encounter between truth, power and subjectivities, a tension that makes us recognize ourselves as sexual subjects. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo, partimos da utilização da carta de uma estudante adolescente à sua professora de Ciências, atribuindo a essa relação e à Escola sentidos atravessados por saber/poder. Uma carta que nos convida a olhar como vamos nos constituindo como sujeitos de desejo e como vamos acionando saberes para sermos capazes de produzir saberes sobre nós mesmos, tomando-nos como objeto de investigação. Dessa maneira, a questão que se coloca como foco deste artigo é, então, o que faz dos sujeitos, sujeitos de uma sexualidade específica, o que faz dos sujeitos, homossexuais. Trata-se de uma questão atual, que parte da atualidade para questionar a ideia de experiência homossexual como o encontro tenso entre os jogos de verdade, poder e subjetividades. Eis a tensão que nos faz reconhecer-nos como sujeitos sexuais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educar em Revista | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Sexualidades | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.subject | Sexualities | pt_BR |
dc.subject | Knowledge | pt_BR |
dc.subject | Subjectivity | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Experiência homossexual no contexto escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Homosexual experience in the school context | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.