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dc.creatorOliveira, Juliana Célia de-
dc.creatorBarbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-10-05T17:05:35Z-
dc.date.available2018-09-13-
dc.date.available2018-10-05T17:05:35Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.citation.volume28pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage668pt_BR
dc.citation.epage677pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528404pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7678-
dc.description.abstractThis study aimed to develop a measure of overexcitability (OE) - tendency to react intensely and sensitively to stimuli - and obtain validity evidences based on the content and internal structure of this measure. For this, two phases of research were necessary. In the first phase, which details the construction of Overexcitability Scales (OS), analysis by judges (N=9) and pilot application (N=18) were performed. Elementary school students (N=263) participated in the second phase to verify the psychometric properties of the instrument. A set of five scales that assess five OE patterns (Psychomotor, Sensual, Imaginative, Intellectual and Emotional) was obtained. There was high correlation among the judges and the pilot application was successful. The internal consistency values of the scales were considered adequate. Most items showed acceptable item-total correlation. Multidimensional structures were observed in Psychomotor, Sensual, and Emotional patterns in the confirmatory factor analyzes. Good indexes of adjustment to the models tested were obtained. These results constitute validity evidence based on content and internal structure to the OS. Therefore, the measure has appropriate initial psychometric properties.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo desenvolver uma medida de sobre-excitabilidade (SE) - tendência para reagir intensa e sensivelmente a estímulos - e obter evidências de validade baseadas no conteúdo e na estrutura interna dessa medida. Para tanto, foram necessárias duas etapas de pesquisa. Na primeira, que detalha a construção das Escalas de Sobre-Excitabilidade (ESE), foram realizadas análises por juízes (N = 9) e aplicação piloto (N = 18). Estudantes do Ensino Fundamental (N =263) participaram da segunda etapa para verificação das propriedades psicométricas do instrumento. Obteve-se um conjunto de cinco escalas que avaliam cinco padrões de SE (Psicomotor, Sensorial, Imaginativo, Intelectual e Emocional). Observou-se alta concordância entre os juízes e a aplicação piloto foi bem sucedida. Os valores de consistência interna das escalas foram considerados adequados. A maioria dos itens apresentou correlação item-total aceitável. Estruturas multidimensionais foram observadas nos padrões Psicomotor, Sensorial e Emocional nas análises fatoriais confirmatórias. Bons índices de ajustes para os modelos testados foram obtidos. Esses resultados constituem evidências de validade baseadas no conteúdo e na estrutura interna para as ESE. Portanto, a medida possui propriedades psicométricas iniciais adequadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSobre-excitabilidadept_BR
dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectMedidaspt_BR
dc.subjectOverexcitabilitypt_BR
dc.subjectGiftednesspt_BR
dc.subjectPsychometrypt_BR
dc.subjectMeasurept_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleEscalas de sobre-excitabilidade: construção e evidências de validade baseadas no conteúdo e na estrutura internapt_BR
dc.title.alternativeOverexcitability scales: construction, validity evidence based on content and on internal structurept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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