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dc.creatorCarrieri, Alexandre de Pádua-
dc.creatorPerdigão, Denis Alves-
dc.creatorAguiar, Ana Rosa Camillo-
dc.date.accessioned2018-10-05T15:24:38Z-
dc.date.available2018-09-17-
dc.date.available2018-10-05T15:24:38Z-
dc.date.issued2014-10-
dc.citation.volume49pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage698pt_BR
dc.citation.epage713pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5700/rausp1178pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7658-
dc.description.abstractThis paper aims to present the ordinary management who escapes the managerialism parameters in order to focus on the daily life of the ordinary man who runs ordinary businesses, family enterprises, with their social relations, their way of organizing their business, their survival strategies, their uses and meanings of spaces – business and family – and the network of relationships woven by them. In this paper we question the management prospect as one based on knowledge seen as pure or neutral (restricted to rational), absolute and universal (excluding other competitors knowledge) and triumphed politically and economically through management technologies. In contrast to this position, we argued in this paper that one must take into account aspects of historical, social, cultural and identity that differentiate subjects and in everyday practice pluralized the management. So there are other approaches that can contribute to the advancement of scientific knowledge in the field of organizational studies, being the ordinary management one of these approaches.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, o objetivo é apresentar a gestão ordinária, que foge aos parâmetros gerencialistas ao focar o cotidiano do homem comum que administra negócios ordinários, os empreendimentos familiares, com suas relações sociais estabelecidas, sua forma de organizar seus negócios, suas estratégias de sobrevivência, seus usos e sentidos dos espaços – de negócio e de família – e a rede de relações tecidas por eles. Neste texto, questiona-se a perspectiva da administração como única, baseada em um conhecimento tido como puro ou neutro (restrito ao racional), absoluto e universal (excludente de outros saberes concorrentes) e que triunfou política e economicamente por meio das tecnologias de gestão. Em contrapartida a esse posicionamento, defende-se que se devem levar em consideração os fatores históricos, sociais, culturais e identitários que diferenciam os sujeitos e na prática cotidiana pluralizam a gestão. Portanto, há outras abordagens capazes de contribuir para o avanço do conhecimento científico na área de estudos organizacionais, sendo a gestão ordinária uma dessas abordagens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração (São Paulo)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão ordináriapt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectOrdinary managementpt_BR
dc.subjectDaily lifept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleA gestão ordinária dos pequenos negócios: outro olhar sobre a gestão em estudos organizacionaispt_BR
dc.title.alternativeThe ordinary management of small businesses: another look on the management in organizational studiespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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